Notícias ABRAS
28/03/2017 15:00 - Vendas do setor supermercadista acumulam queda de -0,07%
As vendas do setor supermercadista acumulam queda de -0,07% de janeiro a fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional, divulgado hoje (28), em coletiva de imprensa, na sede da ABRAS, em São Paulo.
Em fevereiro, as vendas em valores reais, deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -1,93% na comparação com o mês anterior, e queda de -0,24% em relação ao mesmo mês do ano de 2016.
Em valores nominais, as vendas do setor registram queda de -1,61% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a fevereiro de 2016, alta de 4,56%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,02%.
Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o resultado reflete o atual momento econômico do País. “O Brasil ainda sente os reflexos da crise; a taxa de desemprego vem crescendo desde o ano passado, e em janeiro chegou a 12,6%, o que impacta no poder de compra do brasileiro, que está mais cauteloso e indo menos ao ponto de venda. Mesmo assim, acreditamos em um número mais estável até o final do primeiro semestre”, declara o presidente.
Abrasmercado
No mês de fevereiro, a cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou queda de -1,49%, passando de R$ 479,64 para R$ 472,51. Já no acumulado do ano, de janeiro a fevereiro, a cesta apresentou alta de 3,57%.
As maiores altas de preço no mês de fevereiro foram registradas em produtos como: xampu, farinha de mandioca, sal e açúcar. Já as maiores quedas foram nos itens: feijão, cebola, batata e frango congelado. Confira a tabela abaixo:
Regiões
Em fevereiro, todas as regiões brasileiras apresentaram queda nos preços das cestas. A Região Nordeste foi a que apresentou maior queda, -3,00%, chegando a R$ 416,91. O resultado foi impulsionado por Maceió (-6,65%), Recife (-4,22%) e Salvador (-2,97%). Veja a evolução da cesta Abrasmercado:
*Abrasmercado (cesta composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica).
Índice de Confiança
Os empresários do autosserviço estão mais otimistas em relação ao cenário macroeconômico, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. O resultado apresentado na última pesquisa, realizada em fevereiro, aponta 56,1 pontos (numa escala de 0 a 100), uma perspectiva positiva se comparada à última pesquisa realizada em dezembro, que registou 50,5 pontos.
Quando perguntados sobre as expectativas para os próximos seis meses, considerando a situação econômica e de negócios do País e no mundo, o otimismo se manteve para 66% dos entrevistados, que acreditam que suas empresas estarão melhores na comparação com o momento atual.
Fonte: Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade