Notícias ABRAS
08/03/2017 10:04 - Índice Ceagesp aumenta 5,78%
O Índice de Preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que mede preços de alimentos frescos no mercado, registrou alta de 5,78% em fevereiro na comparação com janeiro. Os destaques foram as verduras, com crescimento de 51,8%. O preço do coentro subiu 151,3%. Os demais setores também apresentaram preços mais altos. No primeiro bimestre do ano, o indicador acumulou alta de 0,95%. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, o indicador registra baixa (-0,88%).
De acordo com a companhia, o índice costuma apresentar preços mais altos entre janeiro e fevereiro, período de estação de chuvas e altas temperaturas. “Nesse início de 2017, os problemas foram agravados pelo alto índice pluviométrico, bem acima da média registrada nos últimos anos. Este cenário difícil pode melhorar com a diminuição da frequência e intensidade das chuvas para as próximas semanas”, informou nota técnica da Ceagesp.
O setor de verduras puxou a variação do índice. A exemplo do coentro, a couve registrou acréscimo de 102,5%. Em seguida, o alface (98,6%), espinafre (95%), escarola (89,2%), couve-flor (79,4%) e agrião hidropônico (65,2%). Nenhum item apresentou baixa.
Frutas – Os demais setores analisados tiveram alta bem abaixo do verificado nas verduras. O setor de legumes aumentou 7,92%, com destaque para a cenoura (52%) e pimentão amarelo (32,7%). As baixas nesse setor ficaram por conta dos tubérculos: inhame (-22,4%), cará (-20,1%), mandioquinha (-14,7%) e mandioca (-12,5%).
O setor de diversos subiu 4,83%. A maior alta foi verificada no preço dos ovos brancos (18,2%) e vermelhos (14,4%). Os pescados também tiveram variação positiva de 1,84%. As principais elevações foram da tainha (54,6%), pescada (24,8%), anchova (12%) e atum (10,2%). Houve redução no preço do namorado (-19,1%), robalo (-15,4%), cascote (-14,7%) e abrótea (-13,5%). As frutas tiveram o menor acréscimo (1,63%).
O volume comercializado na Ceagesp apresentou queda no período. Foram 271.179 toneladas em fevereiro deste ano, ante 273.880 toneladas no mesmo mês de 2016, uma redução de 0,99%. Ocorreu retração de 13% na oferta de verduras. No acumulado do bimestre, no entanto, o indicador registrou alta de 2,23%. Foram negociadas 543.079 toneladas em 2017, contra 531.209 em 2016.
Supermercados – No mês de janeiro, a cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), registrou queda de 0,72% ante dezembro, passando de R$ 483,10 para R$ 479,64. Já na comparação com janeiro de 2016, a cesta teve alta de 6,06%. Os maiores aumentos de preço em janeiro foram registrados no óleo de soja (6,10%), refrigerante pet (2,41%), margarina cremosa (2,29%) e extrato de tomate (1,67%). Já as maiores quedas foram da batata (-14,30%), farinha de mandioca (-9,32%), tomate (-9,28%) e feijão (-6,36%).
Fonte: A Tribuna de Ribeirão

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade