Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

06/03/2017 10:45 - Produtos mais baratos são aposta para a Páscoa



Ovos grandes deverão sofrer uma queda de 9,8% na comercialização



Um dos principais símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate deverá perder espaço nos corredores neste ano. Com o desemprego em alta, a expectativa é de que os brasileiros priorizem produtos de menor valor agregado em 2017. Nessa linha, barras, bombons e mesmo ovos mais simples são a aposta de indústrias e supermercados para evitar que se repita a frustração nas vendas do doce vista no ano passado - a queda em volume, em 2016, chegou a 27%.

A indústria ainda evita fazer previsões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), como a produção não está encerrada, ainda é cedo para determinar o volume de chocolate que sairá das fábricas. "Cremos que 2017 será um ano bem melhor do que 2016 para o nosso setor e, portanto, esperamos voltar a crescer", comenta o presidente da entidade, Ubiracy Fonseca. O objetivo é ultrapassar as 14,3 mil toneladas vendidas na Páscoa do ano passado.

Sobre os tipos de produtos que devem ganhar as gôndolas, Fonseca argumenta que cada empresa possui uma estratégia diferente. O portfólio, segundo o presidente, é renovado todos os anos, justamente para oferecer opções que atendam às demandas de momento dos brasileiros. "Para 2017 temos cerca de 120 lançamentos, com diversas alternativas de preços e que atendem os gostos de cada consumidor", afirma Fonseca.

Tudo leva a crer, porém, que a maior saída será mesmo a dos produtos mais baratos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as encomendas do setor para a data devem crescer apenas nas caixas de bombons ( 4%), barras e tabletes ( 4%) e bombom bola ( 2,1%). Já entre os ovos, há queda considerável nos até 150g (-5,9%), mas uma redução ainda maior nos mais pesados do que isso (-9,8%). Como os ovos são tradicionalmente responsáveis pela maior parcela das vendas, a previsão da Abras é de queda nominal de 4,9% no valor a ser faturado na Páscoa.

No Rio Grande do Sul, pesquisa divulgada no mês passado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) já apresentava a mesma tendência. A queda na venda de ovos no Estado, segundo a entidade, deve chegar a 12%. Barras ( 11,6%) e caixas de bombons ( 3,6%), porém, farão o caminho inverso. O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, argumenta, entretanto, que os ovos continuarão sendo a preferência dos gaúchos, ainda que a procura seja majoritariamente por itens menores e mais baratos.

O sentimento é o mesmo que vem da produção. Uma das principais fábricas de chocolate do País, a Arcor remodelou o seu mix de produtos para a Páscoa deste ano justamente com essa tendência em mente. "Para 2017, adaptamos o nosso portfólio para nos adequarmos ao mercado. Vamos oferecer ovos com menor desembolso e com excelente custo-benefício", defende o gerente de marketing da empresa, Anderson Freire. Os valores dos ovos variam entre R$ 19,90 e R$ 40,00. A expectativa da Arcor é de crescer 5% em relação ao ano passado.

Com os ovos de chocolate em baixa, quem deve se beneficiar neste ano é quem não tem esse tipo de produto na sua carteira. A gaúcha Neugebauer, por exemplo, há muitos anos optou por sair da disputa por esse mercado, estratégia que já se mostrou positiva em 2016, ano com tendência parecida à esperada para 2017. "Superamos as expectativas em 2016, atingindo aumento de 50% nas vendas, o maior volume da história da Neugebauer", conta o diretor comercial da empresa, Sérgio Copetti. O bom resultado abriu portas para a marca, que, na esteira disso, prevê novo crescimento, dessa vez na faixa dos 20%, para 2017.

Guilherme Daroit

Fonte: Jornal do Comércio - Porto Alegre

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>