Notícias ABRAS
06/03/2017 10:45 - Produtos mais baratos são aposta para a Páscoa
Ovos grandes deverão sofrer uma queda de 9,8% na comercialização
Um dos principais símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate deverá perder espaço nos corredores neste ano. Com o desemprego em alta, a expectativa é de que os brasileiros priorizem produtos de menor valor agregado em 2017. Nessa linha, barras, bombons e mesmo ovos mais simples são a aposta de indústrias e supermercados para evitar que se repita a frustração nas vendas do doce vista no ano passado - a queda em volume, em 2016, chegou a 27%.
A indústria ainda evita fazer previsões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), como a produção não está encerrada, ainda é cedo para determinar o volume de chocolate que sairá das fábricas. "Cremos que 2017 será um ano bem melhor do que 2016 para o nosso setor e, portanto, esperamos voltar a crescer", comenta o presidente da entidade, Ubiracy Fonseca. O objetivo é ultrapassar as 14,3 mil toneladas vendidas na Páscoa do ano passado.
Sobre os tipos de produtos que devem ganhar as gôndolas, Fonseca argumenta que cada empresa possui uma estratégia diferente. O portfólio, segundo o presidente, é renovado todos os anos, justamente para oferecer opções que atendam às demandas de momento dos brasileiros. "Para 2017 temos cerca de 120 lançamentos, com diversas alternativas de preços e que atendem os gostos de cada consumidor", afirma Fonseca.
Tudo leva a crer, porém, que a maior saída será mesmo a dos produtos mais baratos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as encomendas do setor para a data devem crescer apenas nas caixas de bombons ( 4%), barras e tabletes ( 4%) e bombom bola ( 2,1%). Já entre os ovos, há queda considerável nos até 150g (-5,9%), mas uma redução ainda maior nos mais pesados do que isso (-9,8%). Como os ovos são tradicionalmente responsáveis pela maior parcela das vendas, a previsão da Abras é de queda nominal de 4,9% no valor a ser faturado na Páscoa.
No Rio Grande do Sul, pesquisa divulgada no mês passado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) já apresentava a mesma tendência. A queda na venda de ovos no Estado, segundo a entidade, deve chegar a 12%. Barras ( 11,6%) e caixas de bombons ( 3,6%), porém, farão o caminho inverso. O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, argumenta, entretanto, que os ovos continuarão sendo a preferência dos gaúchos, ainda que a procura seja majoritariamente por itens menores e mais baratos.
O sentimento é o mesmo que vem da produção. Uma das principais fábricas de chocolate do País, a Arcor remodelou o seu mix de produtos para a Páscoa deste ano justamente com essa tendência em mente. "Para 2017, adaptamos o nosso portfólio para nos adequarmos ao mercado. Vamos oferecer ovos com menor desembolso e com excelente custo-benefício", defende o gerente de marketing da empresa, Anderson Freire. Os valores dos ovos variam entre R$ 19,90 e R$ 40,00. A expectativa da Arcor é de crescer 5% em relação ao ano passado.
Com os ovos de chocolate em baixa, quem deve se beneficiar neste ano é quem não tem esse tipo de produto na sua carteira. A gaúcha Neugebauer, por exemplo, há muitos anos optou por sair da disputa por esse mercado, estratégia que já se mostrou positiva em 2016, ano com tendência parecida à esperada para 2017. "Superamos as expectativas em 2016, atingindo aumento de 50% nas vendas, o maior volume da história da Neugebauer", conta o diretor comercial da empresa, Sérgio Copetti. O bom resultado abriu portas para a marca, que, na esteira disso, prevê novo crescimento, dessa vez na faixa dos 20%, para 2017.
Guilherme Daroit
Fonte: Jornal do Comércio - Porto Alegre

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s