Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

06/03/2017 10:45 - Produtos mais baratos são aposta para a Páscoa



Ovos grandes deverão sofrer uma queda de 9,8% na comercialização



Um dos principais símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate deverá perder espaço nos corredores neste ano. Com o desemprego em alta, a expectativa é de que os brasileiros priorizem produtos de menor valor agregado em 2017. Nessa linha, barras, bombons e mesmo ovos mais simples são a aposta de indústrias e supermercados para evitar que se repita a frustração nas vendas do doce vista no ano passado - a queda em volume, em 2016, chegou a 27%.

A indústria ainda evita fazer previsões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), como a produção não está encerrada, ainda é cedo para determinar o volume de chocolate que sairá das fábricas. "Cremos que 2017 será um ano bem melhor do que 2016 para o nosso setor e, portanto, esperamos voltar a crescer", comenta o presidente da entidade, Ubiracy Fonseca. O objetivo é ultrapassar as 14,3 mil toneladas vendidas na Páscoa do ano passado.

Sobre os tipos de produtos que devem ganhar as gôndolas, Fonseca argumenta que cada empresa possui uma estratégia diferente. O portfólio, segundo o presidente, é renovado todos os anos, justamente para oferecer opções que atendam às demandas de momento dos brasileiros. "Para 2017 temos cerca de 120 lançamentos, com diversas alternativas de preços e que atendem os gostos de cada consumidor", afirma Fonseca.

Tudo leva a crer, porém, que a maior saída será mesmo a dos produtos mais baratos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as encomendas do setor para a data devem crescer apenas nas caixas de bombons ( 4%), barras e tabletes ( 4%) e bombom bola ( 2,1%). Já entre os ovos, há queda considerável nos até 150g (-5,9%), mas uma redução ainda maior nos mais pesados do que isso (-9,8%). Como os ovos são tradicionalmente responsáveis pela maior parcela das vendas, a previsão da Abras é de queda nominal de 4,9% no valor a ser faturado na Páscoa.

No Rio Grande do Sul, pesquisa divulgada no mês passado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) já apresentava a mesma tendência. A queda na venda de ovos no Estado, segundo a entidade, deve chegar a 12%. Barras ( 11,6%) e caixas de bombons ( 3,6%), porém, farão o caminho inverso. O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, argumenta, entretanto, que os ovos continuarão sendo a preferência dos gaúchos, ainda que a procura seja majoritariamente por itens menores e mais baratos.

O sentimento é o mesmo que vem da produção. Uma das principais fábricas de chocolate do País, a Arcor remodelou o seu mix de produtos para a Páscoa deste ano justamente com essa tendência em mente. "Para 2017, adaptamos o nosso portfólio para nos adequarmos ao mercado. Vamos oferecer ovos com menor desembolso e com excelente custo-benefício", defende o gerente de marketing da empresa, Anderson Freire. Os valores dos ovos variam entre R$ 19,90 e R$ 40,00. A expectativa da Arcor é de crescer 5% em relação ao ano passado.

Com os ovos de chocolate em baixa, quem deve se beneficiar neste ano é quem não tem esse tipo de produto na sua carteira. A gaúcha Neugebauer, por exemplo, há muitos anos optou por sair da disputa por esse mercado, estratégia que já se mostrou positiva em 2016, ano com tendência parecida à esperada para 2017. "Superamos as expectativas em 2016, atingindo aumento de 50% nas vendas, o maior volume da história da Neugebauer", conta o diretor comercial da empresa, Sérgio Copetti. O bom resultado abriu portas para a marca, que, na esteira disso, prevê novo crescimento, dessa vez na faixa dos 20%, para 2017.

Guilherme Daroit

Fonte: Jornal do Comércio - Porto Alegre

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>