Notícias ABRAS
31/01/2017 12:52 - Vendas em volume no varejo caem 4,7% de janeiro a novembro de 2016, diz Nielsen
Na soma dos resultados do varejo e do atacarejo, o volume recuou 3% em 2016
SÃO PAULO - Embora o faturamento do setor de supermercados tenha crescido em 2016, segundo medições da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a quantidade de produtos vendidos pelos varejistas caiu. De acordo com a Nielsen, as vendas em volume de unidades recuaram 4,7% de janeiro a novembro do ano passado ante igual período de 2015 em pontos de venda como supermercados, hipermercados, lojas de vizinhança e outros varejos de pequeno porte.
O recuo no volume do varejo em 2016 se segue a uma queda que já havia sido registrada em 2015 nestes mesmos formatos de loja, da ordem de 1,2%. De acordo com a gerente de atendimento da Nielsen, Lenita Mattar, é a primeira vez na história dos levantamentos da Nielsen que o varejo registra dois anos consecutivos de queda de volume. A base de dados da Nielsen teve início nos anos 90, ou seja, trata-se da primeira vez em que o setor recua por dois anos consecutivos em quase três décadas.
Os números ruins para as vendas em volume não refletem, porém, os resultados do chamado "atacarejo". O formato de loja do atacado de autosserviço segue com as vendas em crescimento. Em 2016, entre janeiro e novembro, a alta foi de 12,5% nas vendas do atacarejo ante igual período de 2015. O resultado foi influenciado pela expansão, com abertura de novas lojas no setor, segundo Lenita.
Na soma dos resultados do varejo e do atacarejo, o volume recuou 3% em 2016, segundo a Nielsen. Em 2015, a variação de todos os modelos de loja juntos havia sido de 0,1% de crescimento.
O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, destacou que os resultados de faturamento dos supermercados este ano foram afetados pela alta da inflação de alimentos. O setor cresceu em faturamento acima da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas o executivo destacou que o crescimento ficou muito em linha com a inflação da cesta básica de alimentos mais consumidos pelos lares brasileiros.
Os preços numa cesta de 35 produtos mais consumidos em supermercados subiram 10,03% em 2016, de acordo com levantamento da Abras e da GfK. Já a receita nominal dos supermercados no ano foi de 10,44%, muito próxima da variação dos preços. Os números da Abras não consideram os resultados do atacarejo.
Estadão Conteúdo
Fonte: DCI - São Paulo

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s