Notícias ABRAS
23/12/2016 10:20 - Vendas do setor de supermercados têm alta de 1,51% no acumulado do ano
As vendas do setor de supermercados tiveram alta de 1,51% de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, considerando os valores reais, ou seja, deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em novembro, as vendas em valores reais apresentaram queda de 0,23% na comparação com o mês de outubro e alta de 5% em relação ao mesmo mês do ano de 2015. Em valores nominais, as vendas apresentaram queda de 0,05% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a novembro de 2015, alta de 12,34%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 10,15%, em valores nominais.
“O resultado acumulado foi melhor do que prevíamos, e isso nos favorece com otimismo maior para dezembro, época de maior venda do setor. Muitas pessoas estão deixando as compras de Natal para a última hora, com o objetivo de aproveitar algumas promoções. Portanto, já estamos avaliando nossa previsão de fechamento de vendas do ano, que estava em torno de 1,00%, mas que talvez registre um pouco mais”, disse, em nota, o superintendente da Abras, Márcio Milan.
Cesta de produtos
No mês de novembro, a cesta de produtos Abrasmercado registrou queda de 0,82% no preço, na comparação com o mês anterior, passando de R$ 484,67 para R$ 480,69. Já no acumulado dos últimos doze meses, a cesta apresentou alta de 10,43%. A cesta é composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica. As maiores altas de preço no mês de novembro foram registradas em produtos como: cebola, açúcar, café torrado e moído, e papel higiênico. Já as maiores quedas foram nos itens: tomate, feijão, batata e queijo mussarela.
Agência Brasil
Fonte: Folha Nobre

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade