Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/11/2016 10:33 - Desafio para setor de café é reduzir custos durante alta da matéria-prima

 

A indústria de café encontra-se em um dilema. Passa por um período de escassez de matéria-prima, os preços subiram e o país vive uma fase de queda na renda do consumidor. Se não bastasse viver com esses desafios, o varejo -a porta de saída do café para o consumidor- faz uma recomendação que coloca mais um problema na lista dos que o setor já tem.

 

"A indústria tem de rever custos porque o consumidor não tem mais como pagar aumentos de preços." A recomendação é de Sussumu Honda, presidente consultivo da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Com uma longa experiência no varejo, Honda alerta para o fato de que essa redução de custos visa atender a uma demanda de consumidores "com dinheiro mais curto".

 

Como fazer esse exercício de redução de custos em um momento tão delicado para a indústria? Pensando, responde ele. Uma das saídas é a redução de custos por meio de utilização de mais tecnologia. "Afinal, quem manda no nosso negócio é o consumidor, e ele está com a renda renda comprimida." As vendas de café das indústrias brasileiras movimentam R$ 8,5 bilhões por ano, e os supermercados são responsáveis por 64% desse valor.

 

"É um aperto nas margens das indústrias. Temos de nos reinventar", diz Sydney Marques de Paiva, presidente do café Bom Dia. Essa redução de custos já vem ocorrendo desde o início do ano. E as empresas tendo as margens reduzidas porque os novos custos não são repassados para os consumidores na mesma velocidade, segundo ele.

 

Para Bernardo Wolfson, presidente da Melitta, essa situação trará dificuldades para todos: indústria, varejo e consumidor. "É preciso reduzir custos onde não se agrega valor. O consumidor não pode pagar por algumas das ineficiências do setor", diz ele. Rever as formas de comprar e de entregar o produto deverá estar nessa lista de adequações. "Temos de fazer mais com menos, mas não podemos abrir mão da qualidade", diz Lara Brans, presidente da JDE.

 

Ela acredita que o consumidor possa migrar de produtos mais caros para os mais baratos nesta fase de retração da economia. A JDE deverá sofrer menos, no entanto, com essa mudança de comportamento do consumidor. Ela tem um portfólio mais amplo, permitindo que o consumidor continue fiel à empresa, mesmo com migração para produto de valor menor.

 

Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) diz, no entanto, que o consumidor mostra um comportamento misto neste momento. Ao mesmo tempo em que alguns buscam produtos de menor valor, as cápsulas e os cafés especiais, mais caros, continuam com expansão de venda acima da dos tradicionais.

 

 

 

Fonte: Comarca de Garça

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>