Notícias ABRAS
09/11/2016 19:29 - Executivos falam sobre como simplificar a gestão dos negócios
O bloco do conhecimento “Gestão Simplificada” encerrou as atividades do primeiro dia da Convenção Abras 2016
* Wagner Hilário
![]() |
|
Arjona, o primeiro a falar, tratou de questões mais amplas de mercado, do momento difícil da economia que, no entender dele, já passou pela pior fase e da necessidade de indústria e varejo se unirem para atenderem, juntos e da melhor maneira possível, as demandas dos clientes. “O cliente está ainda mais multicanal, embora reduza a frequência de compras. Cada vez mais, ele pesquisa antes de comprar e, para 37% deles, a internet é fonte de consulta obrigatória.”
O presidente da Nielsen disse que são necessários três passos simples para alcançar os resultados ansiados: primeiro, conhecimento e entendimento do cliente que interessa efetivamente; segundo, eficácia, por meio de ações precisas, que vão ao encontro do interesse do cliente no PDV, e, em terceiro lugar, resultado, ou, mais precisamente, gestão de desempenho. “Aplicando esse passo a passo, tivemos clientes melhorando suas vendas em 19%.”
Dambrósio, da Nestlé, disse que a operação da indústria, pelo tamanho e pela grande quantidade de negócios, é complexa, mas não complicada. “Buscamos simplificar a operação, definindo com clareza nossos objetivos prioritários e estratégicos.” Por exemplo, as ações de promoção em mídia respeitam a seleção de apenas seis marcas. “Não há condições de promover todas, por isso, escolhemos as mais estratégicas.” Ou seja, simplificação tem relação estreita com definição de prioridades, baseada em orientação estratégica.
Ramalho, do Mercadinhos São Luiz, encerrou o bloco afirmando que gestão simplificada é entender bem e se comunicar eficientemente com os clientes da empresa. Segundo Ramalho, 83% dos clientes das lojas de sua rede são da classe A e B e 72% têm ensino superior. Por isso, para o empresário, as oportunidades, no caso de sua empresa, passam pela promoção do conhecimento.
Para exemplificar, o empresário destacou o festival “Costume Saudável”, que a empresa realiza anualmente e visa levar conhecimento sobre o tema por meio de palestras com nutricionistas e atividades físicas. “Tivemos 47 patrocinadores e 100 atrações na última edição”, conta Ramalho.
* Wagner Hilário, especial para revista SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional