Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

09/11/2016 18:46 - Costco: um modelo de negócio inspirador

Fazer mais com menos a fim de garantir o melhor preço para o cliente e sua fidelização é o diferencial do clube de compras que fatura bem, mesmo em tempos de crise

 

*Giseli Cabrini

 

  

Freddy Cameron durante palestra na Convenção ABRAS

 

Eleito como o “número 1” da lista Forbes 2014 dos Top Varejistas e melhores lugares para se trabalhar nos Estados Unidos, a Costco Wholesale, que atua no formato de clube de compras, criou um modelo de negócio diferenciado e inspirador. Com apenas 500 lojas, a rede faturou US$ 113 bilhões e vem crescendo mesmo em momentos de adversidade como, por exemplo, a crise que afetou os Estados Unidos em 2008.

 

Segundo Freddy Cameron, ex-executivo da rede e atual gerente geral de Operações do Sam´s Club, clube de compras que pertence ao grupo do Walmart, entre os principais diferenciais da Costco estão a racionalidade na operação e no sortimento. Embora o mix seja limitado em número de itens (de 700 a 3,7 mil) ele é amplo em categorias e leva em consideração as demandas da comunidade no qual a loja está inserida e privilegiando fornecedores locais. “Numa mesma loja uma pessoa pode comprar uma joia de US$ 50 mil e um frango de US$ 5. E isso é motivo de orgulho para quem é cliente da Costco.”

 

Dessa forma, o produto certo ao menor preço é fundamental para o modelo de negócios da Costco que tem como foco o giro rápido de mercadorias a fim de evitar estoques, agilizar o pagamento dos fornecedores e renovar o mix de olho na fidelização dos clientes a partir da oferta de itens exclusivos em suas unidades por tempo limitado.

 

Outro diferencial está na gestão dos recursos humanos da empresa. O sentimento de pertencimento, que é adotado em relação aos clientes e à comunidade que está no entorno da loja, é estendido para os funcionários que recebem salários acima do mercado, assim como mais benefícios e participam de programas de capacitação formatados pela própria organização.     

 

 Saiba mais sobre este tema na edição de dezembro de SuperHiper, que trará a cobertura completa do Workshop e Convenção Abras.

 

 

 

 * Giseli Cabrini, especial para revista SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>