Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

08/11/2016 16:44 - Kantar e Nielsen apresentam cenário atual de consumo do Brasil na 50ª Convenção Abras

  
Para driblar a crise, os lares brasileiros buscam simplificação e economia por meio da redução da frequência de compras, de acordo com a pesquisa Comportamento do Consumidor realizada pela Kantar Worldpanel com exclusividade para a Associação Brasileira de Supermercados e divulgada hoje, em coletiva de imprensa, na 50ª Convenção Abras. De acordo com o estudo, as idas ao PDV (média trimestral) caíram de 27 vezes em 2011, para 22 em 2016, uma queda de -18,5%.

 

Como consequência, a missão de compra abastecimento tem ganhado relevância e impulsionado o crescimento de formatos de lojas maiores, com maior sortimento. O estudo destaca que o abastecimento aumentou sua importância de 41% em 2011 para 44% em 2016.

 

Outro dado destacado pela Kantar é que o mesmo shopper (comprador) realiza diferentes missões de compra (abastecimento, reposição, proximidade, necessidade específica). Cerca de 30% dos lares brasileiros registraram mais de uma missão além do abastecimento. E essas missões influenciam a escolha do canal, e a experiência de compra influência a escolha da loja.

 

Preferências

Dentre as comodidades mais citadas pelos clientes dos hipermercados e atacarejos estão: estacionamento, sortimento, preço, filas, e outros. Já os clientes que utilizam mais os supermercados e o varejo tradicional, consideram primeiro: marcas, confiança, estacionamento, filas, preços, entre outras opções.

 

De acordo com a pesquisa, o desafio dos supermercadistas para os próximos meses será identificar o que é mais relevante para o shopper em cada missão de compra: sortimento, preço, promoção, fila, limpeza e organização.

  

Desempenho dos canais e categorias

 

O segundo semestre de 2016 apresentou os primeiros sinais de recuperação do consumo, de acordo com a pesquisa Desempenho dos Canais e Categorias em 2016 da Nielsen. O Índice de Confiança do Consumidor registrou 84%, maior número desde o primeiro quadrimestre de 2015, mas 8,6 em cada 10 lares brasileiros afirmaram que tiveram que mudar seus hábitos para economizar.

Com isso, todas as cestas identificaram diminuição do consumo: bebidas alcoólicas (-4,2%), bebidas não alcoólicas (-7,2%), higiene e beleza (-2,3%), limpeza caseira (-4,6%), mercearia doce (-3,3%), mercearia salgada (-1,7%), perecíveis (-4,4%) e outros (-5,0%). Esses números são relacionados ao total Varejo Brasil e não se restringem ao autosserviço. No acumulado do ano, até agosto, o Total Varejo Mostra queda de 4,2%, mas no mesmo período o cash&carry acumula crescimento de 14,4% em volume, mostrando a necessidade do consumidor brasileiro de economizar.

 

Compras

A pesquisa da Nielsen mostrou ainda que 70% das decisões de compras nos supermercados acontecem na gôndola. Em relação ao tempo, foi verificado que os consumidores ficam em média 15 segundos em frente às gôndolas.

Outro dado curioso, é que 50% dos shoppers compram no famoso “piloto automático”, ou seja, não pensam muito para adquirir um produto.

Desta forma, de acordo com o estudo, a ativação adequada da loja pode fazer a diferença para atrair o consumidor, seja com atividades promocionais, ofertas, entre outras ações.

  

ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking Abras/SuperHiper 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.

 

Convenção ABRAS 2016

Data: de 8 a 10 de novembro de 2016

Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)

Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 – Atibaia (SP)

 

Veja neste link toda a programação do evento:  www.abras.com.br/convencao2016

 

Redação Portal ABRAS

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>