Notícias ABRAS
25/10/2016 07:47 - Setor de supermercados sinaliza retomada da economia, aponta pesquisa
Com um crescimento de 0,8% em agosto em comparação com o mês anterior, o setor supermercadista demonstra perspectiva de crescimento do segmento e sinaliza retomada da economia nacional, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Divulgado no dia 18 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento confirmou o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que aponta o mesmo índice de 0,8% de crescimento considerando o acumulado de janeiro a agosto.
De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Pedro Joanir Zonta, fatores como o otimismo do consumidor e as mudanças políticas contribuíram para que o setor atingisse este resultado positivo. “A recuperação da confiança no país nos ajudou a atingir este aumento, mas a mudança de hábito do consumidor e a capacidade dos supermercadistas em se adaptarem às necessidades dos seus clientes foram primordiais para atingirmos este índice positivo”.
Uma das mudanças adotadas por 61% dos consumidores, segundo pesquisa da Nielsen, foi cortar os gastos com o entretenimento fora do lar, o que trouxe ainda mais pessoas para os supermercados em busca de itens que supram o consumo dentro dos lares. Um grande exemplo é o fato de que o consumo de cervejas com os amigos e familiares nos lares cresceu 37% em 2015 em comparação com 2014. Neste sentido, o Condor Super Center implantou um projeto piloto em seis de suas lojas, que passaram a contar com cervejas retornáveis no mix, o que contribuiu para um crescimento de 48% nas vendas desta categoria.
Com a crise, as redes passaram a se preocupar ainda mais em definir um mix assertivo, pois foi verificada a tendência de que o consumidor experimente menos e busque consumir os produtos com qualidade comprovada. No caso da região Sul, isso é ainda mais latente, já que apenas 14,5% das categorias aumentam em importância em trade down (produtos de baixo custo). Existe uma resistência da população para deixar de utilizar as marcas Premium e, neste cenário, as “Top 3 Marcas” representam 60% das vendas.
Portanto, os grandes desafios dos supermercadistas durante a crise foi conhecer melhor o consumidor e melhorar a experiência de compra dele, visto que as pessoas estão procurando errar cada vez menos na escolha dos produtos.
Aliados à tentativa de oferecer ao consumidor exatamente o que ele deseja, os supermercados têm como vantagem a conveniência e a praticidade das lojas, que estão cada vez mais parecidas com um centro de compras. “As pessoas gostam de fazer as suas compras em ambientes que ofereçam qualidade, variedade, conforto, atendimento e um mix de produtos que atenda aos seus gostos e às suas necessidades, e apenas modelos de lojas como supermercados e hipermercados conseguem proporcionar esses benefícios”, destaca Zonta.
Para Coniberto Niedermeyer, integrante da diretoria da APRAS, subseção Cascavel, com lojas nas cidades de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, o momento é de extremo otimismo, com perspectivas de crescimento, principalmente pela mudança da cúpula de governo. “Acredito que parcela da sociedade esperava pelo impeachment, fato que pode ser comprovado no aumento significativo das vendas, especialmente nos momentos pós evento. Esse é o momento de todos terem os pés no chão e confiarem em suas possibilidades e capacidades administrativas, preparando-se para uma expectativa de crescimento anual de vendas em torno de 2% no setor”, conclui.
Fonte: Band B
Veja mais >>>
29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

