Notícias ABRAS
03/10/2016 10:01 - VAREJO ALIMENTAR ACERTA COM PROMOÇÕES E SE ISOLA DA CRISE
Redes registraram a terceira alta consecutiva nas vendas em agosto, e miram final de ano para que recuperação definitiva do setor aconteça ainda em 2016.
São Paulo - As estratégias de atrair o consumidor ao oferecer produtos com descontos em seus preços originais deram certo e os supermercados, definitivamente, começaram a se isolar da crise econômica que afeta o varejo brasileiro desde 2014.
"Os supermercados foram bastante inteligentes e dinâmicos no momento de mais dificuldade para o consumidor. As promoções desenvolvidas pelas redes ajudaram os clientes a manter seus abastecimentos com aqueles produtos em que estavam acostumados, mesmo com seu poder de compra reduzido. Isso se refletiu no desempenho", analisa o consultor de varejo e fundador do grupo AZO, Marco Quintarelli.
Gigantes do setor, como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, por exemplo, lançaram campanhas com ofertas e descontos ainda em meados do ano passado, quando a instabilidade econômica estava mais forte.
"Leve três, compre dois", "Menor preço" e redução dos preços de alguns produtos para clientes fidelizados foram algumas das estratégias utilizadas pelas varejistas.
"Você pode perceber que a quantidade de 'semanas de oferta' e campanhas se multiplicou. O consumidor ficou atento a esse movimento. Agora, ao vislumbrar uma possível estabilidade, a confiança, tanto dos clientes quanto das redes, deverá seguir uma tendência ascendente", prevê.
O esforço deu certo: segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do setor registraram em agosto a sua terceira alta consecutiva, de 1,73% sobre o mesmo período do ano passado. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice de vendas no setor apresentou um resultado positivo de 0,80%, o que representa, na visão da Abras e de especialistas consultados pelo DCI, que o varejo alimentar caminha para fechar o ano no azul.
Agora, após a nova alta nas vendas, a Abras voltou a rever a estimativa para o consolidado de 2016. Se antes a entidade calculava um avanço de 0,4% frente a 2015, o faturamento das varejistas do setor este ano deve agora superar em ao menos 0,7% o montante calculado no ano passado.
Confiança
As perspectivas de crescimento, aliadas aos números positivos nas vendas, também ajudaram a elevar o índice de confiança dos empresários do setor supermercadista em agosto. De acordo com a Abras, a expectativa dos supermercados quanto ao seu desempenho nos próximos meses alcançou 56,3 pontos, ante os 50,1 pontos registrados em junho. O indicador da Abras varia de 0 a 100 pontos, sendo 0 o pessimismo total e 100 o otimismo máximo da categoria. (veja o gráfico acima).
"Nós vínhamos registrando números negativos até fevereiro deste ano. Após isso, tivemos uma estabilidade e, agora, pela terceira vez, observamos avanço. Esse crescimento deve persistir pelo menos nos próximos três meses", prevê o superintendente da associação supermercadista, Marcio Milan.
Para ele, a definição do cenário político também ajudou a elevar a confiança dos empresários. "Certamente influenciou", avalia.
Inflação
Outro fator que pode ter influenciado na melhora da confiança do setor é a inflação. Pela primeira vez no ano, segundo pesquisa da Abras, a cesta de produtos básicos avaliados pela entidade registrou queda, de 0,27% em agosto.
Em média, a cesta com 35 produtos de largo consumo custava, em agosto, R$ 486,04, enquanto em julho o custo médio era de R$ 487,34.
A queda foi influenciada, principalmente, pela redução dos preços da cebola, batata, feijão e carne dianteira.
Fonte: Rede Sincovaga
Veja mais >>>
29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

