Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

03/10/2016 10:01 - VAREJO ALIMENTAR ACERTA COM PROMOÇÕES E SE ISOLA DA CRISE

Redes registraram a terceira alta consecutiva nas vendas em agosto, e miram final de ano para que recuperação definitiva do setor aconteça ainda em 2016.


São Paulo - As estratégias de atrair o consumidor ao oferecer produtos com descontos em seus preços originais deram certo e os supermercados, definitivamente, começaram a se isolar da crise econômica que afeta o varejo brasileiro desde 2014.

"Os supermercados foram bastante inteligentes e dinâmicos no momento de mais dificuldade para o consumidor. As promoções desenvolvidas pelas redes ajudaram os clientes a manter seus abastecimentos com aqueles produtos em que estavam acostumados, mesmo com seu poder de compra reduzido. Isso se refletiu no desempenho", analisa o consultor de varejo e fundador do grupo AZO, Marco Quintarelli.

Gigantes do setor, como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, por exemplo, lançaram campanhas com ofertas e descontos ainda em meados do ano passado, quando a instabilidade econômica estava mais forte.

"Leve três, compre dois", "Menor preço" e redução dos preços de alguns produtos para clientes fidelizados foram algumas das estratégias utilizadas pelas varejistas.

"Você pode perceber que a quantidade de 'semanas de oferta' e campanhas se multiplicou. O consumidor ficou atento a esse movimento. Agora, ao vislumbrar uma possível estabilidade, a confiança, tanto dos clientes quanto das redes, deverá seguir uma tendência ascendente", prevê.

O esforço deu certo: segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do setor registraram em agosto a sua terceira alta consecutiva, de 1,73% sobre o mesmo período do ano passado. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice de vendas no setor apresentou um resultado positivo de 0,80%, o que representa, na visão da Abras e de especialistas consultados pelo DCI, que o varejo alimentar caminha para fechar o ano no azul.

Agora, após a nova alta nas vendas, a Abras voltou a rever a estimativa para o consolidado de 2016. Se antes a entidade calculava um avanço de 0,4% frente a 2015, o faturamento das varejistas do setor este ano deve agora superar em ao menos 0,7% o montante calculado no ano passado.

Confiança


As perspectivas de crescimento, aliadas aos números positivos nas vendas, também ajudaram a elevar o índice de confiança dos empresários do setor supermercadista em agosto. De acordo com a Abras, a expectativa dos supermercados quanto ao seu desempenho nos próximos meses alcançou 56,3 pontos, ante os 50,1 pontos registrados em junho. O indicador da Abras varia de 0 a 100 pontos, sendo 0 o pessimismo total e 100 o otimismo máximo da categoria. (veja o gráfico acima).

"Nós vínhamos registrando números negativos até fevereiro deste ano. Após isso, tivemos uma estabilidade e, agora, pela terceira vez, observamos avanço. Esse crescimento deve persistir pelo menos nos próximos três meses", prevê o superintendente da associação supermercadista, Marcio Milan.

Para ele, a definição do cenário político também ajudou a elevar a confiança dos empresários. "Certamente influenciou", avalia.

Inflação

Outro fator que pode ter influenciado na melhora da confiança do setor é a inflação. Pela primeira vez no ano, segundo pesquisa da Abras, a cesta de produtos básicos avaliados pela entidade registrou queda, de 0,27% em agosto.

Em média, a cesta com 35 produtos de largo consumo custava, em agosto, R$ 486,04, enquanto em julho o custo médio era de R$ 487,34.

A queda foi influenciada, principalmente, pela redução dos preços da cebola, batata, feijão e carne dianteira.

Fonte: Rede Sincovaga 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>