Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

19/08/2016 11:20 - Setor supermercadista brasileiro registra perdas de 2,26% no faturamento em 2015

O que poderia ser, com folga,  a maior rede supermercadista brasileira com capital nacional em faturamento foi perdido no ano passado.   De acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de perdas no setor chegou a 2,26%  do faturamento em 2015,  o que representa R$ 6,19 bilhões. Para efeito de comparação, a maior rede do segmento no Brasil, excetuando as quatro com participação de capital estrangeiro,  faturou R$ 4,5 bilhões.
 
O estudo foi apresentado no 4º fórum Abras de Prevenção de Perdas, que reuniu empresários e executivos da cadeia de alimentos, em São Paulo nessa quarta-feira (17). O Fórum foi aberto pelo superintendente da entidade, Marcio Milan, que ressaltou a importância da pesquisa para os varejistas.  “Os dados divulgados nesta pesquisa contribuem para o planejamento das empresas supermercadistas, para que possam reduzir as perdas, definir estratégias e ampliar a eficiência das lojas, e assim melhorar ainda mais seus serviços aos consumidores”.
 
A 16ª Avaliação de Perdas foi realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), e contou com a participação de 302 redes supermercadistas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
 
Do total de respondentes, 65,9% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.
 
Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas. (Com informações da assessoria de imprensa da Abras).
 
Fórum na AMIS
 
No próximo dia 30 de agosto, a AMIS realiza um fórum especial sobre o assunto. Das 8h da manhã às 5h30 da tarde, especialistas em prevenção de perdas vão apresentar cases sobre o tema e discutir as ações que o setor vem adotando. Uma das atrações é a apresentação  da pesquisa da Abras.   
 
Fonte: Portal Amis

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>