Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

11/08/2016 11:06 - Mercados resistem à adoção do e-commerce

O número de pessoas que fazem compras pela internet, conhecidos como e-consumidores cresce acima de 40% ao ano, segundo pesquisa do Instituto E-bit. Este dado não parece seduzir as redes de supermercados – pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) e a ACNielsen aponta que apenas 1% dos 18,5 mil supermercados possui presença virtual, oferecendo a opção de compra pela internet. Outro número, também publicado pela ABRAS, revela que apenas 6% dos 500 maiores supermercados do Brasil, estão atuando no varejo virtual.
 
Com base nesses números não é de se surpreender que poucos consumidores sejam adeptos a fazer compras de supermercado online, visto que ainda é escasso o número de estabelecimentos que oferecem essa facilidade.
 
O coordenador de Inovação e Tecnologia, Guilherme Garcia Teló, explica que essa forma de compra online, também conhecida como e-commerce, só tende a crescer. “Muitas empresas aderiram à linha tecnológica de não precisarem mais de alguém para financiar um projeto, basta apenas ter o conhecimento dessa tecnologia. E tendo isso, será uma chave de sucesso para o crescimento de determinados projetos”, diz.
 
A assistente de relacionamento com o cooperado da Unimed Maringá, Andréa Freitas Walter, conta que há quatro anos faz compras de supermercado pela internet. “Aderi a esse tipo de serviço depois que me casei e também porque a forma de compra é muito mais rápida e cômoda”, conta. Andrea revela que já chegou a ter problema com o serviço, mas foi apenas uma vez e foi bem resolvido. “Tinha comprado produtos de limpeza pelo site, porém, não chegou em minha casa. Então, liguei para o responsável e consegui com que me entregassem no mesmo dia. O gerente fez questão de levar até minha casa.”
 
Um supermercado de Maringá já trabalha com esse sistema e faz as entregas de segunda a sábado, das 8h às 20h. Para utilizar, o cliente deve acessar o site do supermercado, comprar todos os produtos que necessita, escolhendo, inclusive, a marca de cada um, e definir o melhor horário para que a compra seja entregue. Caso o supermercado não tenha o produto em estoque, os responsáveis pelo delivery entram em contato com o cliente e solicitam se podem fazer a substituição por outro.
 
O assistente de marketing do supermercado, Rodolfo Prestes, destaca que para utilizar o serviço é importante que o cliente tenha um cadastro no supermercado e que conheça os princípios básicos de um e-commerce. “Para a empresa é importante que o cliente realize esse tipo de compra, porque futuramente esse canal será algo em que muitos usuários já terão aderido.” Atualmente, o supermercado de Maringá que realiza esse tipo de serviço tem somente compra online pelo site, mas pretende expandir a tecnologia e estudar projetos para um aplicativo futuramente, tornando a prática mais fácil e rápida pelos usuários.
 
Fonte: O Diário

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>