Notícias ABRAS
11/05/2016 15:09 - Projetos demonstrativos em supermercados para contenção de HCFC-22 avançam com licitação para compra de equipamentos
Entre as várias iniciativas em curso no País, atualmente, que visam a redução do consumo do HCFC-22, promovidas pelo governo no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), estão projetos demonstrativos em supermercados, que agora avançam graças a edital publicado para compra de equipamentos.
Dois projetos demonstrativos em supermercados já foram aprovados e visam a hermetização de sistemas de refrigeração, reduzindo assim os vazamentos do HCFC-22, além de identificar fontes para uma possível melhoria da eficiência energética.
A avaliação técnica das instalações é realizada por especialistas da GIZ - Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, que atua, no âmbito do PBH, como responsável pela execução dos projetos de contenção de vazamentos para o setor de serviços, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com a apoio da agência líder PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que publicou na segunda-feira (9/5) edital para compra de equipamentos.
O processo de compras para aquisição de equipamentos, componentes e materiais para a realização do Projeto Demonstrativo de melhor contenção de HCFC-22 em supermercados foi publicado pelo PNUD, clique aqui para ver o edital (o número é JOF 0039-29582/2016). As lojas que foram aprovadas escolhidas através de um processo seletivo para esses projetos são das redes Yamada (Pará) e São Vicente (SP).
Além dos projetos demonstrativos em lojas, ou seja, estudos de casos que podem servir de exemplo a todo o setor, pois serão acompanhados por técnicos e totalmente documentados, fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e pelo MMA, em 2013, a capacitação de 4.800 técnicos/mecânicos de manutenção (em fase de execução); a implantação de sistema de controle e documentação (em fase de execução); e a realização de campanhas de divulgação e conscientização do setor supermercadista (realizada atualmente via sites, revistas e eventos).
PBH
Essas iniciativas fazem parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), cujas ações são financiadas com verbas do Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal, e contam com a implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, a GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH.
O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs segue as determinações e os objetivos do Protocolo de Montreal, assinado pelo Brasil em 1990. O consumo do HCFC-22 é estimado em cerca de 9 mil toneladas por ano, em todo o País, e cerca de 40% desse total, ou seja, cerca de 4 mil toneladas, ocorre nos equipamentos refrigerados dos supermercados.
Redação Portal ABRAS/GIZ

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade