Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/04/2016 11:41 - Supermercado fica 17,95% mais caro em um ano

Com uma elevação de 1,07% entre fevereiro e março deste ano, o preço da cesta de itens básicos nos supermercados brasileiros acumula uma alta de 17,95% em 12 meses, superior à inflação de 9,39% registrada no período. Segundo a Abrasmercado, cesta composta por 35 produtos de largo consumo pesquisada pela GfK e analisada pela Abras, que representa o setor, o valor médio gasto pelo brasileiro passou de R$ 390,96 em março do ano passado para R$ 461,12.

Entre as maiores altas do mês passado estão itens como leite longa vida, cujo preço aumentou 5,5%, cerveja, com alta de 4,47%, e detergente líquido para louças, aumento de 4,25%. Já as maiores quedas foram registradas por cebola, cujo preço recuou 6,03%, xampu, com queda de 2,89%, e sabonete, com retração de 2,53%.

A região Norte apresentou a cesta mais cara em março: R$ 505,97. Na sequência, aparecem o Sul (R$ 501,48) e Centro-Oeste (R$ 447,38). No Sudeste e Nordeste, os valores ficaram em R$ 438,50 e R$ 403,62, respectivamente.

As vendas do setor supermercadista do Brasil subiram em março, em um resultado ajudado por efeitos sazonais com a incidência no mês do feriado da Páscoa, segundo melhor período para o setor no ano. A alta foi de 4,16% sobre um ano antes e de 8,44% no comparativo com fevereiro, segundo dados divulgado ontem pela Abras.

Com o resultado de março, as vendas dos supermercados no primeiro trimestre acumularam alta de 1,18% sobre os três primeiros meses de 2015.

Para o presidente da Abras, Fernando Yamada, os números continuam tímidos, com expectativa de que as vendas de abril recuem na comparação com março.

“Em janeiro e fevereiro, registrávamos uma queda acumulada de 0,36% nas vendas, mas a Páscoa ajudou a tornar o resultado positivo. Com isso, continuamos com a mesma perspectiva com a qual iniciamos o ano, o de uma queda de 1,8% nas vendas em 2016”, afirmou Yamada em comunicado à imprensa.

“Para voltarmos a crescer, precisamos estabilizar a crise política e voltar a planejar o médio e longo prazo, gerando mais empregos e renda para o trabalhador voltar a reativar o consumo”, acrescentou o presidente da entidade.

 



Veículo: Site Jornal Metro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>