Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/03/2016 13:47 - Abras: Carrefour cresce acima da média do setor no Brasil em 2015

O Carrefour obteve um crescimento acima da média do setor supermercadista em 2015 e ampliou sua vantagem sobre o Grupo Pão de Açúcar (GPA) no negócio de varejo de alimentos, que inclui supermercados, hipermercados e o chamado "atacarejo". De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Carrefour registrou uma receita bruta de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015, um crescimento nominal de 12,6% ante 2014, acima da média de 7,1% de crescimento do varejo de supermercados como um todo.

Com esse crescimento, o Carrefour ampliou sua vantagem na liderança do ranking do varejo alimentar. Considerando apenas suas operações comparáveis, de supermercados, hipermercados e atacarejo, o GPA fica como o segundo colocado, com faturamento de R$ 40,2 bilhões em 2015. No ano passado o varejo alimentar do GPA cresceu 6,9% em receita bruta. O Grupo Pão de Açúcar conta, porém, com uma outra operação, a de varejo de eletroeletrônicos, com as marcas Casas Bahia e Pontofrio. Se esse negócio for acrescentado, o GPA segue na liderança como o maior grupo varejista, com R$ 76,9 bilhões de receita bruta no ano passado.

Considerando apenas o varejo alimentar, a distância entre o Carrefour e o GPA se ampliou nos últimos quatro anos. Em 2012, o Carrefour liderava com uma diferença de menos de R$ 500 milhões. Em 2013, o GPA passou a liderar em alimentos, mas foi ultrapassado de novo em 2014, quando a diferença entre os dois grupos era de menos de R$ 300 milhões em faturamento. Em 2015, essa diferença passou a ser de quase R$ 2,5 bilhão

Os números da Abras indicam ainda que o Carrefour obteve um ganho de participação de mercado. O grupo passou a responder por 13,5% do total do faturamento do setor medido pela Abras, aumento de 0,66 ponto porcentual.

Entre os grupos que perderam market share no ano passado aparecem o Walmart e o Cencosud. O Walmart fechou 2015 com uma receita bruta de R$ 29,3 bilhões, recuo de 1,1% ante 2014 e uma queda de 0,76 ponto em participação de mercado. Já o faturamento do Cencosud no Brasil caiu 5,39% no ano, para R$ 9,3 bilhões, com uma perda de 0,39 ponto porcentual de market share.

Uma explicação possível para o melhor desempenho do Carrefour no ano está na maior exposição da companhia ao atacarejo, segmento no qual o grupo atua por meio da bandeira Atacadão. "O que tem puxado as vendas em termos de volume é o atacarejo", comentou o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Dados da Nielsen mostram que o varejo de autosserviço (como são chamados modelos como supermercados, hipermercados e até mercearias) teve uma queda histórica nas vendas em 2015. Depois de anos de crescimento, o volume de unidades vendidas recuou 1,2%, patamar só comparável a um recuo de 1,1% em 2003. O mesmo não ocorreu, porém, no atacarejo, que registrou alta de 12,1% nas vendas em volume no ano passado.

A migração para o atacarejo acontece em meio ao esforço das famílias para reduzir gastos. "O consumidor não procura mais modelos de loja que oferecem serviços, mas sim um modelo de baixo custo", comenta Honda.

As expectativas para este ano no setor seguem desafiadoras. A Abras projeta uma queda real de 1,8% no faturamento do setor em 2016 mesmo depois de, em 2015, o setor já ter registrado a primeira retração real desde 2002. No ano passado, a queda em termos reais, descontada a inflação, foi de 1,9%.

 



Veículo: Site IstoÉ Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>