Notícias ABRAS
30/03/2016 13:28 - Vendas de supermercados no Brasil seguem fracas em fevereiro
As vendas reais do setor supermercadista no Brasil subiram em fevereiro, beneficiadas parcialmente por um dia a mais que no mesmo mês de 2015, mas seguiram fracas, refletindo a recessão no país.
Um fevereiro de 29 dias ajudou as vendas a subirem 2,92% ante mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (29) a Abras, entidade que representa o segmento.
Mas comparadas com janeiro, as vendas caíram 1,61%, descontada a inflação. No acumulado do bimestre, as vendas recuaram 0,36% sobre mesmo etapa de 2015.
Segundo o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, Sussumu Honda, os números uma vez mais refletiram a queda da massa salarial, que já levaram o setor a ter no ano passado a primeira queda no faturamento desde 2002. A previsão da Abras já divulgada anteriormente é de queda de 1,8% do faturamento em 2016.
"O resultado não tem sido pior porque os agentes tem sabido responder a mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores", disse o presidente da Abras.
Pesquisa contratada pela entidade mostrou que a frequência dos consumidores nos supermercados caiu 4,3% sobre um ano antes, que metade das categorias de produtos tiveram troca por marcas mais baratas e que os consumidores reduziram o volume de compras.
"Quando há retração no volume, o setor passa a sentir os efeitos de forma mais intensa", disse ele.
Em termos de preço, a Abras registrou desaceleração em fevereiro, com alta de 0,88% no valor da cesta Abras mercado, pouco abaixo da elevação de 0,90% do IPCA no período.
"A tendência é de estabilização nos próximos meses; ao longo do ano pode ter até alguma deflação", disse o diretor da agência de pesquisas GfK Marco Aurélio Lima, explicando que a contração na massa salarial deve impedir repasses de preços maiores.
Veículo: Site O Financista

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade