Notícias ABRAS
30/03/2016 13:27 - Vendas de supermercados no Brasil seguem fracas em fevereiro
As vendas reais do setor supermercadista no Brasil subiram em fevereiro, beneficiadas parcialmente por um dia a mais que no mesmo mês de 2015, mas seguiram fracas, refletindo a recessão no país.
Um fevereiro de 29 dias ajudou as vendas a subirem 2,92 por cento ante mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira a Abras, entidade que representa o segmento.
Mas comparadas com janeiro, as vendas caíram 1,61 por cento, descontada a inflação. No acumulado do bimestre, as vendas recuaram 0,36 por cento sobre mesmo etapa de 2015.
Segundo o presidente  do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, Sussumu Honda, os números uma vez mais refletiram a queda da massa salarial, que já levaram o setor a ter no ano passado a primeira queda no faturamento desde 2002. A previsão da Abras já divulgada anteriormente é de queda de 1,8 por cento do faturamento em 2016.
"O resultado não tem sido pior porque os agentes tem sabido responder a mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores", disse o presidente da Abras.
Pesquisa contratada pela entidade mostrou que a frequência dos consumidores nos supermercados caiu 4,3 por cento sobre um ano antes, que metade das categorias de produtos tiveram troca por marcas mais baratas e que os consumidores reduziram o volume de compras.
"Quando há retração no volume, o setor passa a sentir os efeitos de forma mais intensa", disse ele.
Em termos de preço, a Abras registrou desaceleração em fevereiro, com alta de 0,88 por cento no valor da cesta Abras mercado, pouco abaixo da elevação de 0,90 por cento do IPCA no período.
"A tendência é de estabilização nos próximos meses; ao longo do ano pode ter até alguma deflação", disse o diretor da agência de pesquisas GfK Marco Aurélio Lima, explicando que a contração na massa salarial deve impedir repasses de preços maiores.
Veículo: Portal R7
 
    
Veja mais >>>
29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo



 Você está em:
Você está em:
