Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/03/2016 14:13 - Supermercados esperam vendas de menores a estáveis na Páscoa, diz Abras

Os supermercados do Brasil esperam vendas menores ou estáveis no período da Páscoa, no fim de março, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Abras, acrescentando que o faturamento de janeiro caiu na comparação anual.

Segundo pesquisa da entidade, 41,9 por cento dos supermercadistas do país esperam vendas da Páscoa estáveis e 39,5 por cento acreditam em queda em relação à mesma temporada de 2015. Apenas 18,6 por cento dos empresários do setor esperam uma melhora no desempenho para o período.

"A Páscoa sempre é muito aguardada pelo setor, mas entendemos que o atual momento econômico vem refletindo na expectativa dos supermercadistas", disse o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, em comunicado. A Páscoa é a segunda data mais importante para o setor, atrás apenas do Natal.

A pesquisa da Abras apontou ainda que as redes varejistas apostaram em produtos de menor valor agregado para a Páscoa neste ano, como caixas de bombons e chocolates em barra. A categoria de ovos de Páscoa teve queda 7 por cento nas encomendas dos supermercadistas, segundo a Abras.

O levantamento também mostrou que quase todos os produtos ligados à época tiveram queda de encomenda pelos supermercados, como peixes e vinhos. Da lista de produtos mais consumidos na Páscoa, somente o grupo refrigerantes e cervejas (+3,2 por cento) e os azeites (+0,7 por cento) tiveram encomendas maiores.

JANEIRO

A entidade registrou queda de 3,38 por cento nas vendas reais dos supermercados do país em janeiro sobre um ano antes. Na comparação com dezembro, a queda foi de 19,6 por cento.

"Desemprego e inflação em alta, reduziram a renda disponível do consumidor e, combinado a um quadro de incertezas econômicas, houve impacto nas vendas", disse Honda em comunicado.

A Abras informou no mês passado que espera queda de 1,8 por cento nas vendas reais dos supermercados do país este ano, após queda de 1,9 por cento em 2015.

Em janeiro, a cesta de produtos pesquisada pela entidade em conjunto com a empresa GfK apontou alta nominal de 2,99 por cento nos preços sobre dezembro e de 17,44 por cento sobre o mesmo mês de 2015, a 452,22 reais. As maiores altas sobre dezembro envolveram produtos de hortifruti como cebola (23 por cento), tomate (21,6 por cento), farinha de mandioca (17,76 por cento) e açúcar (10,2 por cento).

 



Veículo: Portal UOL

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>