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22/02/2016 15:36 - ABRAS divulga 1º balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA)



A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou na manhã de hoje, 22 de fevereiro, em São Paulo, o 1º balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), em evento especial que debateu os avanços do controle do uso de agrotóxicos no País. O programa, lançado em 2011, atualmente monitora e rastreia no Brasil uma média de 15 milhões de quilos de frutas, legumes e verduras (FLV) por mês. Até hoje, de acordo com o balanço apresentado no evento, cerca de um milhão de toneladas de alimentos foram rastreadas, colaborando para a redução do consumo de defensivos agrícolas (agrotóxicos) pela população brasileira e apoiando a comercialização e o consumo seguro de alimentos, por meio do incentivo à adoção das boas práticas agrícolas.

 


"O RAMA é um dos principais programas da ABRAS e tem toda a nossa prioridade porque é de suma importância para a saúde dos nossos consumidores. O programa é reconhecido nacionalmente, tanto é que temos como parceiros a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)", afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.


Para o vice-presidente da ABRAS, responsável pela gestão do Programa RAMA, Márcio Milan, o balanço atual das realizações do RAMA até agora é muito positivo. "Já fizemos um importante trabalho de implantação e disseminação de conceito e, com isso, hoje o programa está disponível para todo o País. Nosso objetivo agora é aumentar, de maneira sustentável, o número de participantes do RAMA e, por consequência, ampliar a cobertura do monitoramento do FLV comercializado no Brasil pelos nossos associados", afirma.


Na opinião de Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, empresa parceira da ABRAS e coordenadora técnica do programa, hoje o RAMA entra em uma nova fase, em que as empresas (supermercados e produtores) precisam atentar ainda mais sobre sua responsabilidade no consumo seguro. "Nosso objetivo é contribuir para a redução do uso de agrotóxicos em hortifrútis e, para isso, precisamos da participação de todos os membros da cadeia de alimentos envolvidos. Hoje, mais de 70% das vendas de hortifrútis são realizadas nos supermercados, portanto, quanto mais evoluirmos na adesão de supermercadistas, fornecedores e produtores, maior será a rede de abrangência e mais rápidos serão os resultados obtidos para toda a sociedade", afirma.


Números

O RAMA já conta com 34 redes supermercadistas participantes (que representam mais de 20% das vendas total de FLV comercializado pelo setor no Brasil), e está programado para abranger todos os estados brasileiros por meio da sinergia de ações com as 27 Associações Estaduais de Supermercados. São números muito significativos:

- Cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos rastreadas 
- 34 empresas (redes) varejistas participantes
- Que faturaram cerca de R$ 67 bilhões em 2014
- Presentes em 16 Unidades Federativas
- Mais de 12,8 mil check-outs com participação efetiva no Programa
- Média de 15 milhões de quilos rastreados no Brasil por mês
- 3 Associações Estaduais Atuantes (ACATS, ASES e ASSURN) e mais 7 em processo de adesão (APAS, ASSERJ, ACESU, ASMAT, ASPAS, ASBRA e AMAS)
- Total de 1.457 amostras realizadas de 2011 a 2015, utilizando o conceito de Cobertura Coletiva com compartilhamento de dados
- Total de 290 produtos rastreados com informação do campo até o ponto de venda, por meio do código de rastreabilidade
- 81 produtos monitorados (do total de 290 produtos rastreados, constantemente, sendo que o Programa PARA, da Anvisa, estabelece 25 itens para análise).



Confira abaixo depoimentos importantes sobre o Programa RAMA:

 

Helinton José da Rocha, coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

"É muito importante a qualidade informativa proporcionada pelo RAMA, o que faz do programa uma eficaz ferramenta no sentido de garantir que, à mesa do consumidor brasileiro, chegarão alimentos seguros, rastreados e resultado de um processo economicamente viável. Esses três pontos são primários, mas o RAMA vai além, porque, num segundo e terceiro momento, contribui também para a sustentabilidade da cadeia e para a qualidade dos produtos. Os supermercados precisam encabeçar esse processo que, entre outros aspectos, inclui desmitificar o uso de defensivos agrícolas, como algo prejudicial à saúde. É preciso romper com a paranoia do ‘super saudável'. Devemos munir os consumidores com informações reais e estimular o profissionalismo dos pequenos produtores rurais."


Carlos Alexandre Oliveira Gomes, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

"O RAMA representa um avanço para a qualidade e segurança de frutas e hortaliças comercializadas no mercado nacional. Entendemos que a rastreabilidade e o monitoramento sistemático dos alimentos sejam ferramentas fundamentais para a profissionalização e responsabilização de todos os entes envolvidos na produção, distribuição e comercialização de alimentos. Valorizando e garantindo o mercado para aqueles que fornecem alimentos de qualidade, seguros e que certamente irão contribuir para a saúde da população brasileira."


Anita de Souza Dias Gutierrez, engenheira agrônoma do Centro de Pesquisa, Qualidade e Desenvolvimento do CEAGESP:
"O RAMA é um importante propulsor de mudanças. O programa promove a adoção de boas práticas agrícolas, a solução definitiva para a prevenção e diminuição da aplicação de agrotóxicos e do custo de produção, a melhoria da qualidade e da segurança do alimento. Gostaria muito que o próximo passo do RAMA fosse conseguir que os comerciantes de frutas e hortaliças dessem preferência aos produtores de hortifrúti capacitados e dispostos a adotar boas práticas agrícolas."


José Luiz Tejon Megido, conselheiro fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.
"O projeto RAMA é de significativa importância para o sistema do agronegócio reunindo os supermercados aos produtores e estes assegurando a qualidade e segurança ao consumidor final. Este programa está em sintonia com o que denominamos "nova agricultura" (Smart Farming), com aplicação intensiva de sustentabilidade por meio do conhecimento tecnológico e científico. A ABRAS, ao lado da PariPassu, criou um programa que com base no monitoramento e na rastreabilidade ajuda as empresas a evoluir na gestão, no conhecimento e na possibilidade da melhoria dos resultados e da qualidade de vida das pessoas. O RAMA representa progresso para todos os envolvidos da cadeia de abastecimento e, com esse trabalho conjunto, será possível superar os permanentes desafios para oferecer o melhor com a racionalidade das métricas e indicadores. No núcleo de estudos do agronegócio da ESPM, acompanhamos e enaltecemos essa ação positiva do conhecimento que significa também educação."


Edson Antônio Trebeschi, diretor-presidente da Trebeschi Tomates:
"O RAMA é um programa muito bem estruturado e implementado. Para o setor de FLV é de grande importância pelo nível de informação que oferece. Ajuda a identificar as boas práticas agrícolas utilizadas em todo o processo de produção, ou seja, possibilita saber rapidamente a origem e o percurso pelo qual o produto passou até chegar às gôndolas. A adesão ao RAMA é um diferencial para o fornecedor porque, além de certificar as boas práticas, também comprova a segurança alimentar para o consumidor."


ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 300 bilhões, o setor supermercadista no País representa 5,7% do PIB, gera mais de 1,794 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 83,9 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.

 


Clique aqui e confira a apresentação do RAMA na íntegra.

 

 

 

Redação Portal ABRAS

 

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