Notícias ABRAS
02/02/2016 16:18 - Workshop GC ABRAS reúne supermercadistas de vários estados
O Workshop Gestão de Categoria - Mais agilidade e comodidade para o consumidor, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), hoje (2/2), na sede da GS1, em São Paulo, reuniu supermercadistas de vários estados do Brasil. Fernando Yamada, presidente da ABRAS, abriu o evento falando da importância do tema para o setor. "O Gerenciamento por Categorias (GC) é parte importante da solução para mantermos a rentabilidade do nosso negócio, com nossos clientes cada vez mais satisfeitos", disse.
O evento contou com especialistas, como Cláudio Czapski, CEO da ECR Brasil, que falou sobre os principais conceitos básicos do tema. "O GC é uma ferramenta que nos ajuda a identificar e entender o que o cliente quer (cada pessoa, cada lar) e como devemos oferecer essa solução ao shopper (consumidor comprador) no ponto de venda", diz Cláudio Czapski.
Outra especialista no tema, Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper, e autora do livro "Meu cliente não voltou. E agora?", abordou em sua palestra diversos casos práticos, de forma bem didática. "Alguns varejistas que já fizeram experiências com GC, com maus resultados, me perguntam por que essas ações não deram certo. A resposta é que o GC não é um projeto, é um ‘processo', que deve envolver toda a gestão das redes, desde seus proprietários/diretores", explicou.
"Quando nós tratamos o GC apenas como um projeto, acabamos tendo poucos resultados, seja uma boa análise de sortimento ou, pelo mesmo, um bom planograma implantado na gôndola. Mas o GC é muito mais, e ele começa quando nós conhecemos de fato o shopper, em toda a sua jornada de compras (atraindo e retendo) e propondo melhores soluções de compra no ponto de venda. Quando o varejista implanta corretamente o GC ele ganha, com a ampliação do tráfego na loja (aumento de clientes) e com a ampliação do tíquete médio e da rentabilidade", afirma Fátima Merlin.
Também realizaram palestra no Workshop ABRAS: Lilian Carelli, da Unilever, que falou de como aplicar o GC como uma ferramenta de diferenciação; Edson Matos, da GS1, que tratou da importância do cadastro para gerenciamento de categorias e Patrícia Gimenes, da Johnson & Johnson, que falou da importância de desvendar o shopper e gerar insights para o desenvolvimento da categoria de cuidado infantil. Veja a reportagem completa sobre o Workshop ABRAS Gestão de Categoria, na próxima edição da Revista SuperHiper, de fevereiro.
Fonte: Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa