Notícias ABRAS
02/02/2016 16:18 - Workshop GC ABRAS reúne supermercadistas de vários estados
O Workshop Gestão de Categoria - Mais agilidade e comodidade para o consumidor, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), hoje (2/2), na sede da GS1, em São Paulo, reuniu supermercadistas de vários estados do Brasil. Fernando Yamada, presidente da ABRAS, abriu o evento falando da importância do tema para o setor. "O Gerenciamento por Categorias (GC) é parte importante da solução para mantermos a rentabilidade do nosso negócio, com nossos clientes cada vez mais satisfeitos", disse.

O evento contou com especialistas, como Cláudio Czapski, CEO da ECR Brasil, que falou sobre os principais conceitos básicos do tema. "O GC é uma ferramenta que nos ajuda a identificar e entender o que o cliente quer (cada pessoa, cada lar) e como devemos oferecer essa solução ao shopper (consumidor comprador) no ponto de venda", diz Cláudio Czapski.
Outra especialista no tema, Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper, e autora do livro "Meu cliente não voltou. E agora?", abordou em sua palestra diversos casos práticos, de forma bem didática. "Alguns varejistas que já fizeram experiências com GC, com maus resultados, me perguntam por que essas ações não deram certo. A resposta é que o GC não é um projeto, é um ‘processo', que deve envolver toda a gestão das redes, desde seus proprietários/diretores", explicou.
"Quando nós tratamos o GC apenas como um projeto, acabamos tendo poucos resultados, seja uma boa análise de sortimento ou, pelo mesmo, um bom planograma implantado na gôndola. Mas o GC é muito mais, e ele começa quando nós conhecemos de fato o shopper, em toda a sua jornada de compras (atraindo e retendo) e propondo melhores soluções de compra no ponto de venda. Quando o varejista implanta corretamente o GC ele ganha, com a ampliação do tráfego na loja (aumento de clientes) e com a ampliação do tíquete médio e da rentabilidade", afirma Fátima Merlin.
Também realizaram palestra no Workshop ABRAS: Lilian Carelli, da Unilever, que falou de como aplicar o GC como uma ferramenta de diferenciação; Edson Matos, da GS1, que tratou da importância do cadastro para gerenciamento de categorias e Patrícia Gimenes, da Johnson & Johnson, que falou da importância de desvendar o shopper e gerar insights para o desenvolvimento da categoria de cuidado infantil. Veja a reportagem completa sobre o Workshop ABRAS Gestão de Categoria, na próxima edição da Revista SuperHiper, de fevereiro.
Fonte: Redação Portal ABRAS
Veja mais >>>
18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

