Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/12/2015 10:50 - Supermercados preveem estagnação

Depois de um ano marcado pela retração, o segmento supermercadista entra em 2016 com o sinal amarelo: distante da retomada, a palavra de ordem será estagnação, com destaque para as operações que conseguirem competir com preços melhores.

"O Natal vai ajudar um pouco o caixa das redes, mas não será o bastante para reverter um ano marcado pela recessão", diz o gerente da rede supermercadista baiana HiperMix, César Couto.

A visão do executivo é bem embasada: de acordo com balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas reais no setor caíram 1,61% até novembro, na comparação anual. Em novembro, as vendas dos supermercados tiveram retrocesso de 7,13% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto sobre outubro, a queda foi de 4,31%. "O alto nível de desemprego em novembro, da ordem de 7,5% (contra 4,8% no mesmo mês de 2014) fez com que o rendimento real do trabalhador apresentasse uma queda de 12,2% em um ano, o que influenciou fortemente o resultado do setor", afirmou vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em comunicado ao mercado. A previsão é que as vendas de dezembro não sejam suficientes para alterar a tendência de queda em 2015.

Futuro

De acordo com Neto, a expectativa é que no próximo ano, medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e "finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento".

O otimismo para um 2016 menos crítico também é o discurso do Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Celso.

"Esperamos um ano moderadamente melhor em 2016, prevendo uma retomada lenta e gradual da economia, com ligeira melhora na confiança dos empresários e consumidores", comentou ele.

Para quem não quer depender apenas do movimento econômico para conseguir crescer, uma alternativa é oferecer aos clientes opções mais baratas de produtos. "É a hora de investir em itens exclusivos, ou de marca própria", afirmou Couto. A rede HiperMix, por exemplo, investiu recentemente R$ 5 milhões para a instalação de uma fábrica para produzir 35 itens que carregarão o nome da rede.

Quem também aposta na marca própria é o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Através do Qualitá, a empresa promete preços até 20% mais baratos e aposta nesse nicho para conseguir elevar as vendas este ano. No Supermercado Hirota, investir em um cardápio de comida pronta para ceia é a aposta para tentar avançar, em 35% as vendas este ano.

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>