Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/12/2015 10:50 - Supermercados preveem estagnação

Depois de um ano marcado pela retração, o segmento supermercadista entra em 2016 com o sinal amarelo: distante da retomada, a palavra de ordem será estagnação, com destaque para as operações que conseguirem competir com preços melhores.

"O Natal vai ajudar um pouco o caixa das redes, mas não será o bastante para reverter um ano marcado pela recessão", diz o gerente da rede supermercadista baiana HiperMix, César Couto.

A visão do executivo é bem embasada: de acordo com balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas reais no setor caíram 1,61% até novembro, na comparação anual. Em novembro, as vendas dos supermercados tiveram retrocesso de 7,13% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto sobre outubro, a queda foi de 4,31%. "O alto nível de desemprego em novembro, da ordem de 7,5% (contra 4,8% no mesmo mês de 2014) fez com que o rendimento real do trabalhador apresentasse uma queda de 12,2% em um ano, o que influenciou fortemente o resultado do setor", afirmou vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em comunicado ao mercado. A previsão é que as vendas de dezembro não sejam suficientes para alterar a tendência de queda em 2015.

Futuro

De acordo com Neto, a expectativa é que no próximo ano, medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e "finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento".

O otimismo para um 2016 menos crítico também é o discurso do Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Celso.

"Esperamos um ano moderadamente melhor em 2016, prevendo uma retomada lenta e gradual da economia, com ligeira melhora na confiança dos empresários e consumidores", comentou ele.

Para quem não quer depender apenas do movimento econômico para conseguir crescer, uma alternativa é oferecer aos clientes opções mais baratas de produtos. "É a hora de investir em itens exclusivos, ou de marca própria", afirmou Couto. A rede HiperMix, por exemplo, investiu recentemente R$ 5 milhões para a instalação de uma fábrica para produzir 35 itens que carregarão o nome da rede.

Quem também aposta na marca própria é o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Através do Qualitá, a empresa promete preços até 20% mais baratos e aposta nesse nicho para conseguir elevar as vendas este ano. No Supermercado Hirota, investir em um cardápio de comida pronta para ceia é a aposta para tentar avançar, em 35% as vendas este ano.

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>