Notícias ABRAS
29/10/2015 09:38 - Setor supermercadista acumula queda de -0,96% em 2015
As vendas do setor supermercadista acumulam queda de -0,96% de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade.
Em setembro, as vendas do setor em valores reais - deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -3,94% na comparação com agosto e queda de -3,11% em relação ao mesmo mês do ano de 2014.
Em valores nominais, as vendas do setor supermercadista registraram queda de -3,42% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a setembro de 2014, alta de 6,09%. No acumulado do ano cresceram 7,50%.
“O Brasil está enfrentando um momento econômico difícil, com muitas incertezas, aumento da taxa de desemprego, aumento da inflação, e já esperávamos um reflexo nas vendas. O setor trabalha com projeções negativas para o fechamento de 2015, mesmo com um movimento maior esperado no final do ano devido às tradicionais festas de Natal e Réveillon. Mas seguimos trabalhando para não perder oportunidades,e conquistar cada vez mais consumidores”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
Em setembro, a cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,84%, passando de R$411,77, em agosto, para R$ 415,25, em setembro. Entre as maiores altas estão itens como farinha de mandioca (28,81%) e sal (17,60%). Já as maiores quedas foram registradas por cebola (-23,61%) e tomate (-16,92%).
Em setembro, a maior alta de preços foi registrada na Região Norte (3,60%) chegando a R$471,98. A Região Nordeste foi a única que apresentou queda (-2,52%), atingindo o valor de R$350,85.
Veículo: Site Investimento e Notícias

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade