Notícias ABRAS
18/09/2015 17:36 - Convenção ABRAS 2015 finalizada com sucesso!
Presidente da ABRAS, Fernando Yamada Yamada durante palestra no último dia da Convenção Convenção ABRAS 2015
A Convenção ABRAS 2015 foi finalizada com sucesso ontem, 17 de setembro, no Bourbon Convention& Resort, em Atibaia (SP). O último dia do evento teve uma programação repleta de palestras sobre economia e varejo. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, finalizou a Convenção apontando caminhos para as empresas do setor manterem seus consumidores motivados para comprar. "Já vivenciamos crises mais desafiadoras no passado e sabemos como podemos ativar e motivar nossos clientes. Podemos reverter as estimativas este ano e fechar com resultado de vendas estável, e chegar a números positivos em 2016", disse.
Yamada encerrou o evento com um convite a supermercadistas e fornecedores para que novamente estejam juntos na Convenção ABRAS em 2016, que será um ano de grande comemoração, porque o grande encontro de líderes do setor chegará a sua 50ª edição, e contará com uma programação especial (veja a palestra completa do presidente da ABRAS) .
Palestras Internacionais
Durante a Convenção ABRAS 2015, importantes nomes do varejo mundial compartilharam com os participantes suas experiências com o mercado consumidor. Paul Foley, ex-CEO do grupo Aldi, especialista em hard discount, trouxe sua visão sobre o tema em sua palestra. Ressaltou que, atualmente no Brasil, ainda não há uma empresa que atue, de fato, com o formato de hard discount, a exemplo dos modelos adotados pelos grupos Aldi e Lidl. Segundo ele, o formato demanda acima de tudo eficiência na gestão do negócio.
Phil Lempert, um dos maiores especialistas do mundo em comportamento do consumidor, destacou em sua apresentação a importância de se antecipar às tendências de consumo para que oportunidades não sejam perdidas. O vice-presidente de operações do grupo Walgreens, Marlin Hutchens, lembrou em sua apresentação a história dos 114 anos de atuação do grupo, e ressaltou a a capacidade que a empresa teve, ao longo de todo esse tempo, de reciclar-se, mantendo-se equilibrada e se adaptando ao ambiente.
O responsável pela sustentabilidade do grupo Woolworths, na África do Sul, Justin Smith, compartilhou as boas práticas na área de sustentabilidade, desenvolvidas pelo grupo, e destacou que mais do que resultados financeiros, um programa de sustentabilidade bem executado gera ganhos para todos no sentido de poupar recursos naturais, auxiliar causas sociais, além de fortalecer imagem do negócio. No último dia da Convenção ABRAS, o economista Aldo Musacchio, membro da universidade americana de Harvard, trouxe sua perspectiva e projeções da economia do Brasil para os próximos anos, destacando que os ajustes econômicos são necessários no atual momento para evitar uma crise ainda maior no futuro."Se esses ajustes forem bem realizados agora, em 2017 o País pode voltar a crescer."
Bloco do Conhecimento
O Bloco do Conhecimento foi um dos destaques na 49ª Convençãopor trazer importantes nomes do varejo nacional para falar do cenário macroeconômico atual e dos desafios e oportunidades para os próximos anos. A primeira parte do Bloco, realizado no dia 16/9 contou com a participação do diretor-presidente da GfK Brasil, Felipe Mendes; do presidente da rede Verdemar, Alexandre Poni; do diretor de Vendas da Ambev, Fernando Soares; do diretor de Lojas de Proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarolla; do diretor de Trade Marketing do grupo JBS, Marcelo Costa; e do diretor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi. Dentre as principais observações feitas pelos executivos estão: a importância dos supermercados no atual momento econômico, priorizando a alimentação dentro do lar, e a necessidade de atuar sempre para surpreender os clientes, que estão cada vez mais multicanais, tornando a experiência de compra mais divertida.
A segunda parte do Bloco do Conhecimento, que aconteceu ontem (17/9), foi composto pelo empresário e presidente do grupo mineiro Multiformato, Euler Fuad Nejm; pelo presidente da Nielsen, Luis Arjona; pela diretora de Costumer and Market Insight da Unilever, Maria Luisa Orlando; pelo codiretor de Comunicação e Novos Negócios da rede Hortifruti, Fabio Hertel; e pelo presidente da empresa de programa de fidelidade, Dotz, Roberto Chade. Dentre as discussões levadas aos presentes estavam a desaceleração e o início da retração das vendas do setor, com destaque também para formatos e segmentos que, mesmo com o cenário desfavorável, continuam a crescer como o Cash & Carry, da necessidade de as empresas, nesse momento, trabalharem mais do que apenas preços e promoções, focando na experiência de compra, e que o momento de crise pode incentivar novas oportunidades.
Clique aqui e veja a apresentação completa do presidente da ABRAS, em PDF.
Mais informações nas redes sociais (Facebook/Twitter/Flickr)
Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade