Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/09/2015 17:36 - Convenção ABRAS 2015 finalizada com sucesso!

E já começam os preparativos para o cinquentenário da Convenção ABRAS em 2016

 

Presidente da ABRAS, Fernando Yamada

 

Yamada durante palestra no último dia da Convenção

 

Convenção ABRAS 2015

 

A Convenção ABRAS 2015 foi finalizada com sucesso ontem, 17 de setembro, no Bourbon Convention& Resort, em Atibaia (SP). O último dia do evento teve uma programação repleta de palestras sobre economia e varejo. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, finalizou a Convenção apontando caminhos para as empresas do setor manterem seus consumidores motivados para comprar. "Já vivenciamos crises mais desafiadoras no passado e sabemos como podemos ativar e motivar nossos clientes. Podemos reverter as estimativas este ano e fechar com resultado de vendas estável, e chegar a números positivos em 2016", disse.

 

Yamada encerrou o evento com um convite a supermercadistas e fornecedores para que novamente estejam juntos na Convenção ABRAS em 2016, que será um ano de grande comemoração, porque o grande encontro de líderes do setor chegará a sua 50ª edição, e contará com uma programação especial (veja a palestra completa do presidente da ABRAS) .


Palestras Internacionais

 

Durante a Convenção ABRAS 2015, importantes nomes do varejo mundial compartilharam com os participantes suas experiências com o mercado consumidor. Paul Foley, ex-CEO do grupo Aldi, especialista em hard discount, trouxe sua visão sobre o tema em sua palestra. Ressaltou que, atualmente no Brasil, ainda não há uma empresa que atue, de fato, com o formato de hard discount, a exemplo dos modelos adotados pelos grupos Aldi e Lidl. Segundo ele, o formato demanda acima de tudo eficiência na gestão do negócio.

 

Phil Lempert, um dos maiores especialistas do mundo em comportamento do consumidor, destacou em sua apresentação a importância de se antecipar às tendências de consumo para que oportunidades não sejam perdidas. O vice-presidente de operações do grupo Walgreens, Marlin Hutchens, lembrou em sua apresentação a história dos 114 anos de atuação do grupo, e ressaltou a a capacidade que a empresa teve, ao longo de todo esse tempo, de reciclar-se, mantendo-se equilibrada e se adaptando ao ambiente.

 

O responsável pela sustentabilidade do grupo Woolworths, na África do Sul, Justin Smith, compartilhou as boas práticas na área de sustentabilidade, desenvolvidas pelo grupo, e destacou que mais do que resultados financeiros, um programa de sustentabilidade bem executado gera ganhos para todos no sentido de poupar recursos naturais, auxiliar causas sociais, além de fortalecer imagem do negócio. No último dia da Convenção ABRAS, o economista Aldo Musacchio, membro da universidade americana de Harvard, trouxe sua perspectiva e projeções da economia do Brasil para os próximos anos, destacando que os ajustes econômicos são necessários no atual momento para evitar uma crise ainda maior no futuro."Se esses ajustes forem bem realizados agora, em 2017 o País pode voltar a crescer."

 

 

Bloco do Conhecimento

 

O Bloco do Conhecimento foi um dos destaques na 49ª Convençãopor trazer importantes nomes do varejo nacional para falar do cenário macroeconômico atual e dos desafios e oportunidades para os próximos anos. A primeira parte do Bloco, realizado no dia 16/9 contou com a participação do diretor-presidente da GfK Brasil, Felipe Mendes; do presidente da rede Verdemar, Alexandre Poni; do diretor de Vendas da Ambev, Fernando Soares; do diretor de Lojas de Proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarolla; do diretor de Trade Marketing do grupo JBS, Marcelo Costa; e do diretor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi. Dentre as principais observações feitas pelos executivos estão: a importância dos supermercados no atual momento econômico, priorizando a alimentação dentro do lar, e a necessidade de atuar sempre para surpreender os clientes, que estão cada vez mais multicanais, tornando a experiência de compra mais divertida.

 

A segunda parte do Bloco do Conhecimento, que aconteceu ontem (17/9), foi composto pelo empresário e presidente do grupo mineiro Multiformato, Euler Fuad Nejm; pelo presidente da Nielsen, Luis Arjona; pela diretora de Costumer and Market Insight da Unilever, Maria Luisa Orlando; pelo codiretor de Comunicação e Novos Negócios da rede Hortifruti, Fabio Hertel; e pelo presidente da empresa de programa de fidelidade, Dotz, Roberto Chade. Dentre as discussões levadas aos presentes estavam a desaceleração e o início da retração das vendas do setor, com destaque também para formatos e segmentos que, mesmo com o cenário desfavorável, continuam a crescer como o Cash & Carry, da necessidade de as empresas, nesse momento, trabalharem mais do que apenas preços e promoções, focando na experiência de compra, e que o momento de crise pode incentivar novas oportunidades.

 

Clique aqui e veja a apresentação completa do presidente da ABRAS, em PDF.

 

Mais informações nas redes sociais (Facebook/Twitter/Flickr)

 


Redação Portal ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>