Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2015 13:17 - Especialista americano fala sobre tendências para o autosserviço na Convenção ABRAS

Palestra debate os novos desafios trazidos pelo novo perfil de consumidores



* Por Wagner Hilário, de Atibaia (SP)

 


O especialista em varejo Phill Lempert foi categórico no início da sua palestra realizada ontem (16/9) na Convenção Abras 2015: a tarefa do setor supermercadista, daqui por diante, é se antecipar às tendências de consumo para que oportunidades não sejam perdidas. "Hoje vemos um grande movimento no setor, formado pela busca por novas experiências e por produtos que atendem necessidades específicas. Somam-se a isso o fortalecimento de lojas menores, a influência das tecnologias e das redes sociais e a existência de profissionais especializados nas lojas para atender os clientes. Tudo isso não existia anos atrás", observou o palestrante.

 

Lempert também destacou que todas essas mudanças se acentuarão nos próximos 10 anos e que a relação das pessoas com os alimentos ficará mais próxima. "Além de procurar alimentos mais frescos, os consumidores prepararão mais alimentos em casa. As novas gerações buscam aventura, novidades, satisfação e diferenciação", avalia. Para o especialista, em 2025 tudo será mais fresco, mais móvel e mais rápido. "A preocupação com o bem-estar aumentará e o varejo precisa suprir essa necessidade."

 

Dentro dessa questão alimentar, Lempert falou de um novo conceito que vem surgindo, batizado de "mercadorante", princípio que une o ambiente das lojas com o de restaurantes. "Essa é uma tendência crescente no mundo. A Whole Foods, por exemplo, montou um bar em uma das suas lojas para as pessoas assistirem jogos. Deu muito certo e a ideia é espalhar esse conceito."

 

Segundo o palestrante, o grande desafio dos varejistas é fazer das lojas um ambiente melhor. "O cliente deve se sentir bem nas lojas. Ele deve ter prazer no processo de compra. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 53% dos consumidores não gostam de comprar nos supermercados e 14% declararam que odeiam. Neste cenário, o principal vilão eram as filas. É preciso identificar esses gargalos para corrigi-los", finalizou Lempert.

 

 

 

*Wagner Hilário é repórter da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>