Notícias ABRAS
17/09/2015 13:17 - Especialista americano fala sobre tendências para o autosserviço na Convenção ABRAS
* Por Wagner Hilário, de Atibaia (SP)
O especialista em varejo Phill Lempert foi categórico no início da sua palestra realizada ontem (16/9) na Convenção Abras 2015: a tarefa do setor supermercadista, daqui por diante, é se antecipar às tendências de consumo para que oportunidades não sejam perdidas. "Hoje vemos um grande movimento no setor, formado pela busca por novas experiências e por produtos que atendem necessidades específicas. Somam-se a isso o fortalecimento de lojas menores, a influência das tecnologias e das redes sociais e a existência de profissionais especializados nas lojas para atender os clientes. Tudo isso não existia anos atrás", observou o palestrante.
Lempert também destacou que todas essas mudanças se acentuarão nos próximos 10 anos e que a relação das pessoas com os alimentos ficará mais próxima. "Além de procurar alimentos mais frescos, os consumidores prepararão mais alimentos em casa. As novas gerações buscam aventura, novidades, satisfação e diferenciação", avalia. Para o especialista, em 2025 tudo será mais fresco, mais móvel e mais rápido. "A preocupação com o bem-estar aumentará e o varejo precisa suprir essa necessidade."
Dentro dessa questão alimentar, Lempert falou de um novo conceito que vem surgindo, batizado de "mercadorante", princípio que une o ambiente das lojas com o de restaurantes. "Essa é uma tendência crescente no mundo. A Whole Foods, por exemplo, montou um bar em uma das suas lojas para as pessoas assistirem jogos. Deu muito certo e a ideia é espalhar esse conceito."
Segundo o palestrante, o grande desafio dos varejistas é fazer das lojas um ambiente melhor. "O cliente deve se sentir bem nas lojas. Ele deve ter prazer no processo de compra. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 53% dos consumidores não gostam de comprar nos supermercados e 14% declararam que odeiam. Neste cenário, o principal vilão eram as filas. É preciso identificar esses gargalos para corrigi-los", finalizou Lempert.
*Wagner Hilário é repórter da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade