Notícias ABRAS
17/09/2015 13:03 - Convenção 2015 traz estratégias para acompanhar mudanças em hábitos de consumo
*Por Giseli Cabrini, de Atibaia (SP)
|  | |
| Bloco do Conhecimento, na Convenção ABRAS 2015 
 | 
Se por um lado o cenário macroeconômico em 2015 traz desafios, por outro ele está carregado de oportunidades. Para isso é preciso atuar em sintonia com um novo consumidor, que possui demandas e hábitos de consumo diferentes. Essa é a principal mensagem disseminada pelas discussões do Bloco do Conhecimento, realizado na tarde de ontem (16/9), durante a 49ª edição da Convenção ABRAS, em Atibaia (SP).
O bloco reúne executivos da indústria, varejo e parceiros, que participam de conversas rápidas, trazendo ideias e trocando experiências de grande interesse para os presentes.
"Quando o consumo fora do lar passa a ser menos viável surge uma grande oportunidade para o setor varejista fazer com que isso aconteça dentro das casas", destacou o diretor-presidente da GfK Brasil, Felipe Mendes. O executivo destacou ainda que os canais cash & carry, o "atacarejo", e mercado de vizinhança/proximidade, que já vêm se destacando, devem se fortalecer ainda mais no Brasil diante das mudanças no panorama macroeconômico e nos hábitos de consumo.
Mas isso não significa que não há espaço para que novos formatos sejam explorados. Caso da rede mineira Verdemar, que faz sucesso ao adotar um conceito diferenciado voltado a ser mais do que um supermercado, mas uma "casa de gastronomia" para o cliente AB. "Queremos sempre surpreender e encantar os clientes, tornando a experiência de compra um divertimento", destacou o presidente do grupo, Alexandre Poni.
O vice-presidente de vendas da Ambev, Fernando Soares, também ressaltou a oportunidade única que o varejo tem de aproveitar o momento para ampliar o consumo dentro do lar, especialmente de cervejas. "Trata-se de um momento único para fazer mudanças e devemos nos unir para isso: indústria e varejo."
Por sua vez, o diretor de lojas de proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarolla, falou sobre as diferentes características das bandeiras MiniMercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. O executivo destacou que o sucesso do formato demanda estrutura e gestão totalmente diferenciadas. E que o modelo, inspirado na experiência europeia, precisa ser adaptado à realidade brasileira para vingar, mas que é uma forte aposta do grupo.
O diretor de trade marketing do grupo JBS, Marcelo Costa, a exemplo do executivo da Ambev, também destacou que deve haver uma proximidade cada vez maior entre varejo e indústria a fim de potencializar a troca de informações e experiências, que levem a um atendimento ainda melhor das expectativas desse novo consumidor cada vez mais conectado e multicanal.
E, ao final, o diretor de inovação e alianças estratégicas da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi abordou as questões relativas ao Projeto de Lei 91/2015.
O projeto altera a Lei 10.962/04, que trata da oferta e das formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.
Realizada pela Associação Brasileira de Supermercados , a Convenção ABRAS 2015, acontece até hoje, 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), em paralelo à 5ª edição da Feira de Tecnologia, com as últimas tendências em equipamentos e serviços para o varejo.
*Giseli Cabrini é repórter da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS
 
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País



 Você está em:
Você está em:
