Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2015 12:49 - Convenção ABRAS: Guru prevê supermercados fornecendo mais informações sobre os alimentos

A população está mudando os seus hábitos de consumo e tende a não aceitar mais comprar os mesmos produtos que se acostumou a colocar nos carrinhos. Para as novas gerações, principalmente, quesitos como saúde, pertencimento local ou mesmo exotismo se tornam valores importantes na escolha dos alimentos. E, se a tomada de decisão não é mais a mesma, os supermercados que pretendem prosperar não podem continuar na mesmice, argumenta o norte-americano Phil Lempert, conhecido como o "guru dos supermercados", que vê lojas menores, curadoria de produtos e a presença de nutricionistas nos estabelecimentos como tendências mundiais no setor.

"Nunca vi algo tão forte nesse setor", afirmou Lempert, que é editor e âncora de segmentos sobre alimentos em grandes redes de televisão daquele país, como a ABC e a NBC, sobre a crescente importância dos produtos locais para os consumidores que chegam, agora, à vida adulta. O norte-americano, cita como exemplo a propensão de jovens a só adquirirem ou, então, a pagarem a mais por hortifrutigranjeiros produzidos o mais perto possível de sua comunidade.

"Eles os vêem como alimentos que têm mais sabor, mais nutrientes porque são mais frescos, e não envolvem o transporte, em linha com a preocupação maior dessa geração com a sustentabilidade", justifica Lempert, que relativiza, porém, essa associação, pelo fato de que não haveria como fugir do fato de que nem tudo é viável ou mesmo possível de ser cultivado em todos as regiões.

Existiria, portanto, nas novas gerações, uma relação diferente com os alimentos, buscando extrair novas experiências deles. A procura pela personalização dos sabores, aliada aos efeitos da recessão global, que encurta o poder de compra, têm feito as pessoas afastarem-se das refeições fora do lar em prol de cozinhar em casa - com produtos, geralmente, comprados nos supermercados. Mesmo que, muitas vezes, sem domínio das informações. É aí que deveria entrar, segundo Lempert, o varejista.

"Hoje, as principais fontes de informação são resultados de busca na internet, que nem sempre estão corretos. Os supermercados poderiam ocupar esse papel de informar sobre o bem-estar à sua comunidade", argumenta Lempert. Ele cita, como exemplos, a contratação de nutricionistas para ajudar os clientes a entenderem os rótulos e mesmo indicar alimentos dependendo do objetivo do cliente. "Afinal, os mercados vendem de tudo, desde os chocolates até produtos integrais e orgânicos em suas lojas", completa.

Lojas essas, aliás, que, na esteira desse processo, tendem a ser menores e mais especializadas. "Esta geração não quer comer a mesma coisa duas vezes. Os supermercados teriam de fazer, portanto, um papel de curadores, selecionando no máximo 10 boas marcas de determinado produto, de diferentes lugares e exóticos, e a cada pouco mudando esse portfólio", argumenta Lempert.

Esse processo resultaria também na importância das marcas próprias das redes, pois, muito mais baratas, permitiriam que os jovens satisfaçam esse tipo de desejo. "É uma boa solução porque, presa a empregos de baixos salários, a geração que está entrando no mercado consumidor não consegue comprar o produto que quiser e, com as marcas próprias, você possibilita esse consumo", afirma o norte-americano, que palestrou durante a Convenção Abras 2015, em Atibaia (SP).(Guilherme Daroit)



Veículo: Jornal do Comércio - RS






Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>