Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2015 12:49 - Convenção ABRAS: Guru prevê supermercados fornecendo mais informações sobre os alimentos

A população está mudando os seus hábitos de consumo e tende a não aceitar mais comprar os mesmos produtos que se acostumou a colocar nos carrinhos. Para as novas gerações, principalmente, quesitos como saúde, pertencimento local ou mesmo exotismo se tornam valores importantes na escolha dos alimentos. E, se a tomada de decisão não é mais a mesma, os supermercados que pretendem prosperar não podem continuar na mesmice, argumenta o norte-americano Phil Lempert, conhecido como o "guru dos supermercados", que vê lojas menores, curadoria de produtos e a presença de nutricionistas nos estabelecimentos como tendências mundiais no setor.

"Nunca vi algo tão forte nesse setor", afirmou Lempert, que é editor e âncora de segmentos sobre alimentos em grandes redes de televisão daquele país, como a ABC e a NBC, sobre a crescente importância dos produtos locais para os consumidores que chegam, agora, à vida adulta. O norte-americano, cita como exemplo a propensão de jovens a só adquirirem ou, então, a pagarem a mais por hortifrutigranjeiros produzidos o mais perto possível de sua comunidade.

"Eles os vêem como alimentos que têm mais sabor, mais nutrientes porque são mais frescos, e não envolvem o transporte, em linha com a preocupação maior dessa geração com a sustentabilidade", justifica Lempert, que relativiza, porém, essa associação, pelo fato de que não haveria como fugir do fato de que nem tudo é viável ou mesmo possível de ser cultivado em todos as regiões.

Existiria, portanto, nas novas gerações, uma relação diferente com os alimentos, buscando extrair novas experiências deles. A procura pela personalização dos sabores, aliada aos efeitos da recessão global, que encurta o poder de compra, têm feito as pessoas afastarem-se das refeições fora do lar em prol de cozinhar em casa - com produtos, geralmente, comprados nos supermercados. Mesmo que, muitas vezes, sem domínio das informações. É aí que deveria entrar, segundo Lempert, o varejista.

"Hoje, as principais fontes de informação são resultados de busca na internet, que nem sempre estão corretos. Os supermercados poderiam ocupar esse papel de informar sobre o bem-estar à sua comunidade", argumenta Lempert. Ele cita, como exemplos, a contratação de nutricionistas para ajudar os clientes a entenderem os rótulos e mesmo indicar alimentos dependendo do objetivo do cliente. "Afinal, os mercados vendem de tudo, desde os chocolates até produtos integrais e orgânicos em suas lojas", completa.

Lojas essas, aliás, que, na esteira desse processo, tendem a ser menores e mais especializadas. "Esta geração não quer comer a mesma coisa duas vezes. Os supermercados teriam de fazer, portanto, um papel de curadores, selecionando no máximo 10 boas marcas de determinado produto, de diferentes lugares e exóticos, e a cada pouco mudando esse portfólio", argumenta Lempert.

Esse processo resultaria também na importância das marcas próprias das redes, pois, muito mais baratas, permitiriam que os jovens satisfaçam esse tipo de desejo. "É uma boa solução porque, presa a empregos de baixos salários, a geração que está entrando no mercado consumidor não consegue comprar o produto que quiser e, com as marcas próprias, você possibilita esse consumo", afirma o norte-americano, que palestrou durante a Convenção Abras 2015, em Atibaia (SP).(Guilherme Daroit)



Veículo: Jornal do Comércio - RS






Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>