Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2015 12:37 - Brasileiros vão menos às compras e vendas caem nos supermercados

                                 Inflação e queda do poder de compra têm freado o consumo.IBGE diz que vendas caíram quase 2% só neste ano.

 

 

Os supermercados brasileiros estão amargando o pior ano desde 2006. Uma pesquisa da associação de empresas do setor concluiu que os consumidores estão indo menos às compras.

 

O Jornal Nacional acompanhou Ângela Salazar no supermercado. A professora aposentada compara. Ela passou pelas frutas, verduras, pela carne seca e não levou nada. “R$ 22,06, quer dizer, é muito caro. Muito caro. Nós pagávamos bem menos há uns dois meses”, avalia.

 

O pão está mais caro. A carne vermelha também subiu. Mas foram para o carrinho mesmo assim. “E aí é que está o problema. Não dá para deixarmos de comer feijão, arroz, macarrão, o que é básico”, diz Ângela. Hora de pagar a conta. “Com esse valor, eu levaria mais sacolas, com toda a certeza”, afirma.

 

A impressão é de que as filas estão menores, e não apenas porque tem menos gente fazendo compras, mas também porque os consumidores estão levando menos produtos para casa. O IBGE diz que as vendas nos supermercados caíram quase 2% só esse ano. Os motivos: a inflação dos alimentos e a queda do poder de compra dos consumidores. Eles estão indo menos ao mercado.

 

Uma pesquisa a Associação de Supermercados diz que foram quase três idas a menos, em média, no país. Em São Paulo, os consumidores cortaram, desde o início do ano, seis visitas ao mercado e no Rio, cinco. “É uma aposta muito grande do setor que vai lançar produtos cada vez mais competitivos, com benefício de alto valor para os nossos clientes. Nossos clientes podem aguardar que, até o final do ano, o astral, por conta dos supermercados, vai subir cada vez mais nos nossos clientes”, destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada.

 

Dona Nilza Carpio diminuiu as idas ao mercado e cortou também alguns produtos mais caros. “Se eu comprava dois em 15 dias, um mês, eu agora compro um. Deixo passar os 15 dias e aí é aonde eu compro. Procuro mais promoções, porque está meio difícil, sim”, conta a aposentada.

 

 

Veículo: TV Globo (Programa Jornal Nacional)

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>