Notícias ABRAS
17/09/2015 12:37 - Brasileiros vão menos às compras e vendas caem nos supermercados
Inflação e queda do poder de compra têm freado o consumo.IBGE diz que vendas caíram quase 2% só neste ano.
Os supermercados brasileiros estão amargando o pior ano desde 2006. Uma pesquisa da associação de empresas do setor concluiu que os consumidores estão indo menos às compras.
O Jornal Nacional acompanhou Ângela Salazar no supermercado. A professora aposentada compara. Ela passou pelas frutas, verduras, pela carne seca e não levou nada. “R$ 22,06, quer dizer, é muito caro. Muito caro. Nós pagávamos bem menos há uns dois meses”, avalia.
O pão está mais caro. A carne vermelha também subiu. Mas foram para o carrinho mesmo assim. “E aí é que está o problema. Não dá para deixarmos de comer feijão, arroz, macarrão, o que é básico”, diz Ângela. Hora de pagar a conta. “Com esse valor, eu levaria mais sacolas, com toda a certeza”, afirma.
A impressão é de que as filas estão menores, e não apenas porque tem menos gente fazendo compras, mas também porque os consumidores estão levando menos produtos para casa. O IBGE diz que as vendas nos supermercados caíram quase 2% só esse ano. Os motivos: a inflação dos alimentos e a queda do poder de compra dos consumidores. Eles estão indo menos ao mercado.
Uma pesquisa a Associação de Supermercados diz que foram quase três idas a menos, em média, no país. Em São Paulo, os consumidores cortaram, desde o início do ano, seis visitas ao mercado e no Rio, cinco. “É uma aposta muito grande do setor que vai lançar produtos cada vez mais competitivos, com benefício de alto valor para os nossos clientes. Nossos clientes podem aguardar que, até o final do ano, o astral, por conta dos supermercados, vai subir cada vez mais nos nossos clientes”, destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada.
Dona Nilza Carpio diminuiu as idas ao mercado e cortou também alguns produtos mais caros. “Se eu comprava dois em 15 dias, um mês, eu agora compro um. Deixo passar os 15 dias e aí é aonde eu compro. Procuro mais promoções, porque está meio difícil, sim”, conta a aposentada.
Veículo: TV Globo (Programa Jornal Nacional)

Veja mais >>>
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”