Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2015 17:44 - Marlin Hutchens, vice-presidente de Operações do Walgreens, fala da força da rede na Convenção ABRAS

*Por Wagner Hilário

 

 

A terceira palestra da Convenção ABRAS 2015, realizada pelo vice-presidente de Operações do Walgreens, Marlin Hutchens, poderia, muito bem, ser intitulada: "O segredo de uma rede de varejo centenária". Com 114 anos de história, a rede norte-americana de farmácias, que tem perto de 8 mil lojas e faturamento que, em 2014, superou US$ 70 bilhões, é a maior empresa do segmento nos Estados Unidos (EUA). Hutchens tem 43 anos de "casa" e falou com propriedade sobre a capacidade que a empresa teve, ao longo de todo esse tempo, de reciclar-se, mantendo-se equilibrada e se adaptando ao ambiente.


"O ambiente está em mudança constante e se adaptar e se antecipar a essas transformações, sem comprometer o equilíbrio, operacional e financeiro, da empresa, é essencial e foi que fizemos ao longo desses anos." Tendo como ponto de partida a missão da empresa, "defender o direito de todos à saúde e à felicidade", o Walgreens resolveu a equação de se antecipar às transformações usando um recurso indispensável às grandes companhias: inovação, que, no caso do varejo, passa, obrigatoriamente, pela compreensão profunda do comportamento e dos desejos dos consumidores e, também, da movimentação dos concorrentes.


Durante a grande crise dos anos 1930, a empresa foi uma das principais fornecedoras de um tipo de leite, reforçado, muito demandado na época, o que a manteve viva naquele difícil momento. Logo em seguida, foi uma das precursoras, no segmento de farmácias, nos EUA, a usar o modelo de autosserviço. Ensejou, na indústria, a mudança no tipo de embalagem de alguns produtos que vinham sendo responsáveis pela epidêmica intoxicação de crianças. "Fomos também o primeiro a oferecer serviço de drive-thru, no segmento, e, em 1999, fomos pioneiros no e-commerce do segmento."


Mais recentemente, em 2012, a empresa se fundiu à suíça Boots Aliance, dando origem à Walgreens Aliance Boots. "Viemos até aqui porque nos adaptamos, inovamos e nos fundimos, quando foi necessário, até porque nossos concorrentes seguiram caminho semelhante e precisávamos competir."


Segundo Hutchens, apesar de todas as conquistas e solidez da empresa, o futuro continua, extremamente, desafiador e concorrido. "Os clientes estão cada vez mais exigentes, querem do seu jeito, a população está envelhecendo e somos muito pressionados para oferecer produtos mais baratos. Para isso, precisamos reduzir custos e trabalhamos muito nisso."


O executivo também destacou a necessidade de autonomia a cada uma das lojas da rede, em razão das especificidades dos consumidores, que são bem diferentes de um lugar para o outro. "Nas lojas que temos em Orlando, por exemplo, priorizamos a venda de alimentos prontos para comer, justamente pela grande quantidade de turistas que quer praticidade para dedicar a maior parte de seu tempo à visitação dos parques, não a refeições."


Hutchens destacou a importância de ações sociais, cada vez mais valorizadas pelos consumidores, como "Anjos da Vitamina", em que, na compra desses itens, doa-se o equivalente, em volume, para instituições de apoio a crianças em situação de risco. "Os clientes gostam de saber que a ‘farmácia deles' é capaz de ações nobres, como essa."

 



* Wagner Hilário é subeditor da revista SuperHiper, publicação da ABRAS.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>