Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2015 17:44 - Marlin Hutchens, vice-presidente de Operações do Walgreens, fala da força da rede na Convenção ABRAS

*Por Wagner Hilário

 

 

A terceira palestra da Convenção ABRAS 2015, realizada pelo vice-presidente de Operações do Walgreens, Marlin Hutchens, poderia, muito bem, ser intitulada: "O segredo de uma rede de varejo centenária". Com 114 anos de história, a rede norte-americana de farmácias, que tem perto de 8 mil lojas e faturamento que, em 2014, superou US$ 70 bilhões, é a maior empresa do segmento nos Estados Unidos (EUA). Hutchens tem 43 anos de "casa" e falou com propriedade sobre a capacidade que a empresa teve, ao longo de todo esse tempo, de reciclar-se, mantendo-se equilibrada e se adaptando ao ambiente.


"O ambiente está em mudança constante e se adaptar e se antecipar a essas transformações, sem comprometer o equilíbrio, operacional e financeiro, da empresa, é essencial e foi que fizemos ao longo desses anos." Tendo como ponto de partida a missão da empresa, "defender o direito de todos à saúde e à felicidade", o Walgreens resolveu a equação de se antecipar às transformações usando um recurso indispensável às grandes companhias: inovação, que, no caso do varejo, passa, obrigatoriamente, pela compreensão profunda do comportamento e dos desejos dos consumidores e, também, da movimentação dos concorrentes.


Durante a grande crise dos anos 1930, a empresa foi uma das principais fornecedoras de um tipo de leite, reforçado, muito demandado na época, o que a manteve viva naquele difícil momento. Logo em seguida, foi uma das precursoras, no segmento de farmácias, nos EUA, a usar o modelo de autosserviço. Ensejou, na indústria, a mudança no tipo de embalagem de alguns produtos que vinham sendo responsáveis pela epidêmica intoxicação de crianças. "Fomos também o primeiro a oferecer serviço de drive-thru, no segmento, e, em 1999, fomos pioneiros no e-commerce do segmento."


Mais recentemente, em 2012, a empresa se fundiu à suíça Boots Aliance, dando origem à Walgreens Aliance Boots. "Viemos até aqui porque nos adaptamos, inovamos e nos fundimos, quando foi necessário, até porque nossos concorrentes seguiram caminho semelhante e precisávamos competir."


Segundo Hutchens, apesar de todas as conquistas e solidez da empresa, o futuro continua, extremamente, desafiador e concorrido. "Os clientes estão cada vez mais exigentes, querem do seu jeito, a população está envelhecendo e somos muito pressionados para oferecer produtos mais baratos. Para isso, precisamos reduzir custos e trabalhamos muito nisso."


O executivo também destacou a necessidade de autonomia a cada uma das lojas da rede, em razão das especificidades dos consumidores, que são bem diferentes de um lugar para o outro. "Nas lojas que temos em Orlando, por exemplo, priorizamos a venda de alimentos prontos para comer, justamente pela grande quantidade de turistas que quer praticidade para dedicar a maior parte de seu tempo à visitação dos parques, não a refeições."


Hutchens destacou a importância de ações sociais, cada vez mais valorizadas pelos consumidores, como "Anjos da Vitamina", em que, na compra desses itens, doa-se o equivalente, em volume, para instituições de apoio a crianças em situação de risco. "Os clientes gostam de saber que a ‘farmácia deles' é capaz de ações nobres, como essa."

 



* Wagner Hilário é subeditor da revista SuperHiper, publicação da ABRAS.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>