Notícias ABRAS
16/09/2015 16:15 - Justin Smith destaca ações de sustentabilidade do Woolworths na 49ª Convenção ABRAS
*Por Giseli Cabrini, de Atibaia (SP)
Palestra do Justin Smith durante a 49ª Convenção ABRAS
"Sustentabilidade como foco estratégico para os varejistas de mercados emergentes" foi o tema da palestra realizada pelo responsável pela sustentabilidade do grupo Woolworths, na África do Sul, Justin Smith, na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, durante a Convenção ABRAS 2015.
De acordo com o executivo, que está em sua segunda visita ao Brasil, os dois países possuem realidades muito semelhantes em relação à economia, biodiversidade e paixão pelo futebol.
Durante a exposição, Smith compartilhou as boas práticas na área de sustentabilidade, na África do Sul, desenvolvidas pelo grupo Woolworths, que é a 18ª maior rede varejista do mundo. "Trabalhamos com o conceito de valores que geram valor. E esses valores são: qualidade e estilo, serviço, valor, inovação, integridade, energia e sustentabilidade."
Ele explicou que, em 2007, o grupo formalizou esse esforço rumo à integração da sustentabilidade aos valores da companhia por meio da criação do programa GBJ (Good Business Journey), que em português significa "uma boa jornada de negócios." Em linhas gerais, o programa envolve ações como: comércio ético, agricultura sustentável, uso racional de recursos naturais (principalmente água), eficiência energética e redução do desperdício. Importante destacar que todas as iniciativas devem envolver todos os colaboradores da empresa: desde o CEO ao estagiário. E ainda: clientes e stakeholders.
Segundo Smith, mais do que resultados financeiros, um programa de sustentabilidade bem executado gera ganhos para todos no sentido de poupar recursos naturais escassos e contribuir para causas sociais. Isso sem contar o fortalecimento da imagem e da reputação do negócio. E que, embora o varejo não tenha toda expertise necessária nesse tema, deve buscar parceiros que o levem a isso, assim como o grupo Woolworths, que faz um trabalho conjunto com a World Wide Fund for Nature (WWF), na África do Sul.
Realizada pela Associação Brasileira de Supermercados, a Convenção ABRAS 2015, acontece até amanhã, 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), em paralelo à 5ª edição da Feira de Tecnologia, com as últimas tendências em equipamentos e serviços para o varejo.
*Giseli Cabrini é repórter da SuperHiper, publicação da ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade