Notícias ABRAS
13/08/2015 15:17 - Fórum traz dimensão global à prevenção de perdas
"Varejo e indústria, unidos na redução de perdas" foi o mote do III Fórum Abras de Prevenção de Perdas, realizado no dia 12 de agosto e pela primeira vez na sede da Associação Brasileira de Automação, mais conhecida como GS1 Brasil, localizada na zona sul da capital paulista. Com duração de mais de doze horas, o fórum trouxe a 15ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, pesquisa que fornece dados abrangentes sobre os percentuais, valores e as principais causas de perdas em todo o varejo alimentar do País.

O evento, também, ensejou discussões entre os elos da cadeia, indústria e varejo, com a finalidade de encontrar soluções sinérgicas para prevenir perdas, trouxe cases nacionais e internacionais de empresas supermercadistas, que, hoje, são referência nessa área, e ainda apresentou soluções tecnológicas, bastante úteis a esse trabalho.
O Fórum foi aberto pelo vice-presidente da Abras, Marcio Milan, que destacou o caráter global da prevenção de perdas, sobretudo quando visto sob o prisma do desperdício de alimentos, da produção e do consumo sustentáveis. "A redução do desperdício de alimentos não é mais, apenas, uma demanda do setor e de suas áreas de prevenção, é uma demanda internacional e envolve governos. Estive em Brasília, recentemente, e o governo tem a meta de reduzir, pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos no País. Nós, como varejo alimentar, somos parceiros nessa missão", disse.
Depois, coube ao coordenador, pela Abras, do Comitê Abras de Prevenção de Perdas, Marcos Manea, explicar ao público presente a metodologia da Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, seus resultados, referentes ao ano de 2014, e compará-los com os de 2013. "As perdas, em 2014, sobre o faturamento líquido, foram de 2,93%, contra 2,52% em 2013."
Manea ponderou que a principal razão para esse incremento foi a qualificação da base de dados da pesquisa, que cada vez mais tem, entre seus participantes, empresas com um departamento de Prevenção de Perdas bem estruturado e com bom nível de aferição. Tanto é que, em 2014, 65% dos respondentes da pesquisa disseram ter um departamento de Prevenção de Perdas, contra 61% em 2013.
Ao longo do evento, foram apresentados dois cases de supermercadistas (rede Laranjão, do interior paulista, e Continente, de Portugal) que fizeram ótimo trabalho de aculturação com seus colaboradores, no sentido de torná-los, dia a dia, mais eficientes e em constante aprimoramento. O motivo desse trabalho, obviamente, foi conferir maior eficiência e excelência operacional, em todas as áreas, às companhias, o que funcionou.
Entre as empresas de bens de consumo, parceiras do setor, marcaram presença e palestraram, representantes da área de Logística da AmBev e da área de Marketing da P&G, que discutiram, com os supermercadistas, soluções para problemas de operação e perda, que afetam, negativamente, toda a cadeia de abastecimento e não apenas o varejo.
Fornecedores de soluções, para prevenir e identificar perdas, também participaram do evento. Executivos da Seal, da GS1 Brasil, do Grupo CCRR e Gunnebo Gateway palestraram sobre algumas de suas soluções e de que maneira elas podem ser úteis para prevenir perdas. Essas empresas patrocinaram o evento, que também teve apoio da Barilla e da Top Sistemas.
Clique aqui e acesse a 15º Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros 2015
Fonte: Redação/Portal ABRAS
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

