Notícias ABRAS
03/08/2015 15:34 - Na sua Convenção Anual, em Fortaleza, a ABAD divulgou o desempenho do setor distribuidor no primeiro semestre de 2015
Hoje, na abertura da 35ª Convenção Anual do Setor Atacadista e Distribuidor, ABAD 2015, que acontece em Fortaleza, de hoje (3) até 6 de agosto, foi divulgado o indicador mensal Abad/FIA, que faz a análise do desempenho do setor atacadista e distribuidor. Segundo a Abad, o índice de junho continua a retratar o duro cenário do consumo que hoje atinge praticamente todos os setores da economia brasileira, apontando retração de -1,4% em relação a maio de 2015 e queda acumulada de -9,58% entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. A cerimônia de abertura da ABAD 2015, que ocorreu hoje no início da tarde, contou com a presença do presidente da Abras, Fernando Yamada.
O ABAD 2015, que terá como tema “ABAD 360º – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo. Juntos gerando oportunidades”, é uma realização conjunta da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e de sua filiada Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), com o apoio do Governo do Estado do Ceará. O encontro reúne atacadistas, indústrias de bens de consumo, fornecedores de produtos e serviços e profissionais da cadeia de abastecimento em uma convenção e feira que conta com 150 expositores. A expectativa dos organizadores é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.
Indicador de vendas
Segundo a Abad, houve melhora do indicador de vendas em relação a maio, já que no mês passado o resultado do acumulado do ano havia chegado a -10,41%. Também na comparação anualizada mês a mês, o índice apresentou recuperação, de -13,58% em maio para -5,03% em junho. Essa pequena recuperação está alinhada com as expectativas da ABAD, que prevê uma melhora paulatina durante o segundo semestre. A avaliação é que a base de comparação será mais fraca, já que a partir do segundo semestre do ano passado foram sentidos mais intensamente os efeitos da retração econômica que tem levado a classe C a reduzir as idas ao supermercado e a substituir alguns itens da cesta. Além disso, no segundo semestre o comércio tradicionalmente apresenta melhor desempenho, especialmente no caso dos produtos de mercearia, que correspondem às necessidades básicas das famílias.
Para a ABAD, o momento é de realinhar as estratégias e fazer ajustes, tanto para a indústria como para os agentes de distribuição e o varejo. “E ajuste não significa necessariamente ajuste de preços, embora o câmbio elevado e a subida dos juros estejam realmente pressionando os custos de toda a cadeia. Há adequações importantes que já estão sendo feitas pela indústria, como formatos reduzidos, novas alternativas em embalagens e oferta de determinados produtos em versões mais acessíveis”, diz o presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho.
Todo o empenho do setor está focado em recuperar as perdas dos últimos meses e chegar ao fim de 2015 nos mesmos patamares de 2014, buscando retomar a trajetória de crescimento real a partir do próximo ano.
No âmbito da Convenção Anual do setor, a proposta é justamente promover o alinhamento necessário para que todos os integrantes da cadeia de abastecimento se beneficiem mutuamente com iniciativas voltadas à capacitação, modernização e novos conceitos de gestão capazes de gerar ganhos de eficiência e produtividade.
“A melhor saída para tempos difíceis está dentro das empresas, onde é possível racionalizar custos e aperfeiçoar processos, e na relação entre elas e seus parceiros de negócios, com o aproveitamento de novas oportunidades de mercado, que sempre surgem, apesar do baixo desempenho econômico”, completa José do Egito.
Mais informações: www.abad2015fortaleza.com.br
Fonte: ABAD

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade