Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

03/08/2015 15:34 - Na sua Convenção Anual, em Fortaleza, a ABAD divulgou o desempenho do setor distribuidor no primeiro semestre de 2015

Hoje, na abertura da 35ª Convenção Anual do Setor Atacadista e Distribuidor, ABAD 2015, que acontece em Fortaleza, de hoje (3) até 6 de agosto, foi divulgado o indicador mensal Abad/FIA, que faz a análise do desempenho do setor atacadista e distribuidor. Segundo a Abad, o índice de junho continua a retratar o duro cenário do consumo que hoje atinge praticamente todos os setores da economia brasileira, apontando retração de -1,4% em relação a maio de 2015 e queda acumulada de -9,58% entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. A cerimônia de abertura da ABAD 2015, que ocorreu hoje no início da tarde, contou com a presença do presidente da Abras, Fernando Yamada.

 

O ABAD 2015, que terá como tema “ABAD 360º  – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo. Juntos gerando oportunidades”, é uma realização conjunta da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e de sua filiada Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), com o apoio do Governo do Estado do Ceará. O encontro reúne atacadistas, indústrias de bens de consumo, fornecedores de produtos e serviços e profissionais da cadeia de abastecimento em uma convenção e feira que conta com 150 expositores. A expectativa dos organizadores é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.


Indicador de vendas 

 

Segundo a Abad, houve melhora do indicador de vendas em relação a maio, já que no mês passado o resultado do acumulado do ano havia chegado a -10,41%. Também na comparação anualizada mês a mês, o índice apresentou recuperação, de -13,58% em maio para -5,03% em junho. Essa pequena recuperação está alinhada com as expectativas da ABAD, que prevê uma melhora paulatina durante o segundo semestre. A avaliação é que a base de comparação será mais fraca, já que a partir do segundo semestre do ano passado foram sentidos mais intensamente os efeitos da retração econômica que tem levado a classe C a reduzir as idas ao supermercado e a substituir alguns itens da cesta. Além disso, no segundo semestre o comércio tradicionalmente apresenta melhor desempenho, especialmente no caso dos produtos de mercearia, que correspondem às necessidades básicas das famílias.

 

Para a ABAD, o momento é de realinhar as estratégias e fazer ajustes, tanto para a indústria como para os agentes de distribuição e o varejo. “E ajuste não significa necessariamente ajuste de preços, embora o câmbio elevado e a subida dos juros estejam realmente pressionando os custos de toda a cadeia. Há adequações importantes que já estão sendo feitas pela indústria, como formatos reduzidos, novas alternativas em embalagens e oferta de determinados produtos em versões mais acessíveis”, diz o presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho.

Todo o empenho do setor está focado em recuperar as perdas dos últimos meses e chegar ao fim de 2015 nos mesmos patamares de 2014, buscando retomar a trajetória de crescimento real a partir do próximo ano.

 

No âmbito da Convenção Anual do setor, a proposta é justamente promover o alinhamento necessário para que todos os integrantes da cadeia de abastecimento se beneficiem mutuamente com iniciativas voltadas à capacitação, modernização e novos conceitos de gestão capazes de gerar ganhos de eficiência e produtividade.

 

“A melhor saída para tempos difíceis está dentro das empresas, onde é possível racionalizar custos e aperfeiçoar processos, e na relação entre elas e seus parceiros de negócios, com o aproveitamento de novas oportunidades de mercado, que sempre surgem, apesar do baixo desempenho econômico”, completa José do Egito.

 

Mais informações:  www.abad2015fortaleza.com.br

 

 

Fonte: ABAD

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>