Notícias ABRAS
29/07/2015 08:44 - Supermercadistas do Brasil esperam estagnação nas vendas em 2015
SÃO PAULO (Reuters) - O setor supermercadista brasileiro piorou a expectativa de vendas para 2015 e espera fechar o ano com praticamente o mesmo nível de vendas de 2014, em mais uma mostra da estagnação econômica do país.
A Abras, entidade que representa o setor, agora prevê que as vendas reais do segmento deste ano serão apenas 0,5 por cento maiores que no ano passado, descontada a inflação.
A mudança veio após a entidade ter divulgado nesta terça-feira que as vendas dos supermercados do país no primeiro semestre ficaram estáveis ante a primeira metade de 2014. Em junho, também em termos reais, as vendas do segmento foram 3,04 por cento menores que no mesmo mês do ano anterior. "Estamos vivendo um cenário bastante complicado, com as crises econômica e política afetando bastante a confiança do consumidor", disse a jornalistas o vice-presidente de Abras, João Sanzovo.
AUTOINDULGÊNCIA
Para o executivo, a estagnação até junho pode até ser vista como boa, dado de diversos setores do varejo tiveram contração nas vendas.
De acordo com Sanzovo, a mudança de hábito dos consumidores, como fazer menos refeições fora de casa e passar a consumir bebidas no lar, amorteceu parcialmente os efeitos da queda de renda das famílias provocada por inflação alta e aumento do desemprego.
Além disso, afirmou, é possível perceber que as pessoas estão assumindo menos dívidas e direcionando parte da renda para consumir no supermercado. "É uma autoindulgência", disse.
Para a Abras, apesar do cenário econômico e político adverso e da expectativa de impacto negativo da recente alta do dólar sobre produtos importados, e ainda de uma intensificação da volatilidade na China, os supermercadistas esperam manter o ritmo de vendas no segundo semestre. "Tem as vendas de final de ano, que tornam a segunda metade do ano melhor", disse Sanzovo. "Por enquanto não estamos percebendo movimentos de demissões, ao contrario, pode até haver contratações temporárias," acrescentou.(Aluisio Alves)
Veículo: Agencia Reuters

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade