Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

08/07/2015 14:05 - 'Atacarejos' disputam a preferência dos clientes com os minimercados

                                 Enquanto um canal oferece preços baixos nas compras de maior volume, o outro aposta em pacotes promocionais para atrair o consumidor. Mas ambos crescem acima dos supermercados


São Paulo - Considerado como um canal complementar ao supermercado, o segmento atacadista (cash&carry) disputa a preferência dos consumidores com os minimercados. Assim como as lojas de vizinhança, os canais têm resistido à crise, por contar com preços atrativos.

Dados da Nielsen apontam que de janeiro a abril as vendas reais no setor de cash&carry, ou "atacarejo", cresceram 7,5%, enquanto os supermercados amargam míseros 0,59%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "Os atacarejos cresceram, pois os consumidores migraram do hipermercado para o atacado", disse o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), José do Egito Frota Lopes Filho.

Segundo a entidade, os gastos do consumidor neste canal cresceram 29%, enquanto nos mercados a expansão foi de 17%. Para o especialista, hoje os atacarejos são canais considerados como complementares aos supermercados, e isso tem impulsionado as vendas do segmento. "Não conheço pessoa mais sabida que a dona de casa. Ela pesquisa preço e compra em mais de um canal para poder economizar", explicou Lopes Filho, acrescentando que "isso significa que o cash&carry caiu no gosto dessa consumidora em função do custo-benefício". Hoje, além de ser complementar no momento em que o consumidor vai abastecer "sua dispensa", o atacarejo está disputando a preferência do consumidor com os mercados de vizinhança. "O atacarejo tem preço competitivo, mas não tem pacotes promocionais. Já os minimercados são mais agressivos nessas promoções. Isso justifica a disputa entre os canais", explicou Lopes Filho.

Alimento

A Abad aponta que o aumento nas vendas no pequeno varejo alimentar foi de 7,5%, e que o consumidor tem gasto, em média, 10,5% nas lojas de vizinhança. Essa maior participação também ajuda o atacadista distribuidor a desempenhar um bom papel. "Os distribuidores abastecem essas operações de bairro. Logo também estão crescendo no País por conta dessa demanda do brasileiro", diz Lopes Filho.

O bom desempenho, aponta, é reflexo do retorno de um antigo hábito dos brasileiros, o das compras de abastecimentos e pelo canal ser vantajoso para economizar ele se destaca. "Foi percebido aumento no fluxo de consumidores [pessoa física], enquanto o público jurídico, os que atuam com operações noturnas, houve recuo de 20%", disse o presidente da rede Assaí Atacadista, Belmiro Gomes. Segundo ele, o fluxo maior de compras na operação de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar (GPA) acontece na primeira quinzena do mês. "No período o fluxo é maior".

Baixo custo

Para Gomes, o atacarejo é mais resistente em momento de crise devido ao baixo custo. "A construção [das lojas] é mais barata e não há custo com serviços, porque o formato não demanda isso", diz. A importância do Assaí no GPA é tamanha, que o player só cresce. "Estamos com 87 lojas e outras seis em construção. A operação faturava R$ 1 bilhão quando foi comprada [entre 2008 e 2009] e agora pode chegar a R$ 11 bilhões", comentou.

Na rede Tenda Atacado, consumidores que procuram o canal para abastecimento focam as compras em setores específicos. "Produtos de higiene e limpeza, bebidas, hortifrúti, carnes, frios, laticínios e uma linha muito interessante de bazar , algumas de forma exclusivas ao Tenda", disse o diretor geral da operação, Fernando Bara. Conforme o executivo, é possível manter esse público mesmo se a economia voltar a prosperar. "Fazer grandes compras da indústria para se ter boas condições de preços significa ter promoções para aos clientes. Acreditamos que com o aperto do orçamento familiar , existirá procura maior pelo canal." (Flávia Milhassi)




Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>