Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

08/07/2015 14:05 - 'Atacarejos' disputam a preferência dos clientes com os minimercados

                                 Enquanto um canal oferece preços baixos nas compras de maior volume, o outro aposta em pacotes promocionais para atrair o consumidor. Mas ambos crescem acima dos supermercados


São Paulo - Considerado como um canal complementar ao supermercado, o segmento atacadista (cash&carry) disputa a preferência dos consumidores com os minimercados. Assim como as lojas de vizinhança, os canais têm resistido à crise, por contar com preços atrativos.

Dados da Nielsen apontam que de janeiro a abril as vendas reais no setor de cash&carry, ou "atacarejo", cresceram 7,5%, enquanto os supermercados amargam míseros 0,59%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "Os atacarejos cresceram, pois os consumidores migraram do hipermercado para o atacado", disse o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), José do Egito Frota Lopes Filho.

Segundo a entidade, os gastos do consumidor neste canal cresceram 29%, enquanto nos mercados a expansão foi de 17%. Para o especialista, hoje os atacarejos são canais considerados como complementares aos supermercados, e isso tem impulsionado as vendas do segmento. "Não conheço pessoa mais sabida que a dona de casa. Ela pesquisa preço e compra em mais de um canal para poder economizar", explicou Lopes Filho, acrescentando que "isso significa que o cash&carry caiu no gosto dessa consumidora em função do custo-benefício". Hoje, além de ser complementar no momento em que o consumidor vai abastecer "sua dispensa", o atacarejo está disputando a preferência do consumidor com os mercados de vizinhança. "O atacarejo tem preço competitivo, mas não tem pacotes promocionais. Já os minimercados são mais agressivos nessas promoções. Isso justifica a disputa entre os canais", explicou Lopes Filho.

Alimento

A Abad aponta que o aumento nas vendas no pequeno varejo alimentar foi de 7,5%, e que o consumidor tem gasto, em média, 10,5% nas lojas de vizinhança. Essa maior participação também ajuda o atacadista distribuidor a desempenhar um bom papel. "Os distribuidores abastecem essas operações de bairro. Logo também estão crescendo no País por conta dessa demanda do brasileiro", diz Lopes Filho.

O bom desempenho, aponta, é reflexo do retorno de um antigo hábito dos brasileiros, o das compras de abastecimentos e pelo canal ser vantajoso para economizar ele se destaca. "Foi percebido aumento no fluxo de consumidores [pessoa física], enquanto o público jurídico, os que atuam com operações noturnas, houve recuo de 20%", disse o presidente da rede Assaí Atacadista, Belmiro Gomes. Segundo ele, o fluxo maior de compras na operação de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar (GPA) acontece na primeira quinzena do mês. "No período o fluxo é maior".

Baixo custo

Para Gomes, o atacarejo é mais resistente em momento de crise devido ao baixo custo. "A construção [das lojas] é mais barata e não há custo com serviços, porque o formato não demanda isso", diz. A importância do Assaí no GPA é tamanha, que o player só cresce. "Estamos com 87 lojas e outras seis em construção. A operação faturava R$ 1 bilhão quando foi comprada [entre 2008 e 2009] e agora pode chegar a R$ 11 bilhões", comentou.

Na rede Tenda Atacado, consumidores que procuram o canal para abastecimento focam as compras em setores específicos. "Produtos de higiene e limpeza, bebidas, hortifrúti, carnes, frios, laticínios e uma linha muito interessante de bazar , algumas de forma exclusivas ao Tenda", disse o diretor geral da operação, Fernando Bara. Conforme o executivo, é possível manter esse público mesmo se a economia voltar a prosperar. "Fazer grandes compras da indústria para se ter boas condições de preços significa ter promoções para aos clientes. Acreditamos que com o aperto do orçamento familiar , existirá procura maior pelo canal." (Flávia Milhassi)




Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa

Veja mais >>>