Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

12/05/2015 15:34 - Cartilha Conhecendo os Vinhos do Brasil é lançada no RS

A Cartilha "Conhecendo os Vinhos do Brasil" foi lançada oficialmente na manhã de hoje (12) em Porto Alegre, em evento com palestra do enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral. A cartilha, que integra o projeto de mesmo nome, traz subsídios para o trabalho de compradores, atendentes de lojas e outros profissionais que atuam no dia a dia dos supermercados. Promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA), Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), e entidades supermercadistas regionais, a cartilha foi criada com o objetivo de estimular o consumo e as vendas de vinhos nacionais.


Durante a palestra, que foi organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) em parceria com o IBRAVIN, ABRAS, ABBA e ABRABE, Cabral deu dicas para atendentes, supermercadistas e demais profissionais do varejo sobre como melhorar o atendimento e alavancar as vendas de vinhos.

 

O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, participou do evento representando a entidade nacional. Para ele, o lançamento da cartilha e o projeto como um todo, incluindo a palestra com o consultor Carlos Cabral, ajuda a alcançar os objetivos comuns entre os setores vitivinícolas e supermercadista. "Essas ações fazem parte do nosso planejamento e são fundamentais para aumentar o consumo dos atuais 1,9 litro para 2,5 litros até o final de 2016", destaca.


Para o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, os supermercados gaúchos vêm fazendo um trabalho de incentivo ao consumo do vinho brasileiro. O empresário afirma que a parceria com o IBRAVIN é fundamental para estimular a comercialização de vinhos e espumantes e potencializar a venda de suco de uva pelo país. "É um trabalho gradativo que o setor vinícola e os supermercados estão desenvolvendo de aproximação dos consumidores às bebidas nacionais. Com relação ao suco de uva, as entidades supermercadistas e do setor vitivinícola têm atuado em conjunto para incluir o produto no Regime de Cesta Básica do ICMS, facilitando o acesso da população e a inclusão na merenda escolar da rede pública", diz.


O presidente do Conselho Deliberativo do IBRAVIN, Moacir Mazzarollo, destacou a importância em melhorar o atendimento em todos os pontos de vendas, e falou dos projetos Qualidade na Taça, que está qualificando o serviço de vinhos com o treinamento de garçons e proprietários de bares e restaurantes de todo o País, e o Vinhos Brasileiros Premiados, que levou ao Grupo Pão de Açúcar cerca de 20 rótulos de cinco vinícolas gaúchas ao mercado. "Queremos expandir esses projetos e aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros nos supermercados, que respondem por cerca de 80% da venda de vinhos no Brasil. Por isso, é muito importante esse trabalho que é feito nos estados com a presença do especialista no assunto Carlos Cabral, com o objetivo de disseminar a sua experiência e mostrar esse mercado que tem uma rentabilidade muito acima de outras categorias", diz.


Projeto


O projeto Conhecendo os vinhos do Brasil faz parte de um Acordo de Cooperação para promoção dos vinhos brasileiros no mercado interno, assinado em outubro de 2012 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA) e Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). A meta do projeto é planejar ações para aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016.





Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação da AGAS 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>