Notícias ABRAS
12/05/2015 07:38 - APAS: maior feira de todos os tempos
Com recorde de público e expositores, evento teve como tema "Produtividade - A Serviço do Consumidor" e reuniu mais de 73 mil pessoas em São Paulo
A 31ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), bateu todos os recordes e tornou-se a maior de todos os tempos. Entre os dias 4 a 7 de maio, o principal evento do setor supermercadista reuniu varejistas de todos os portes e segmentos do Brasil e de outros países, além de autoridades e personalidades influentes da economia e dos negócios, como o renomado jurista Ives Gandra e o guru de negócios, o indiano Ram Charan.
Nos quatro dias de evento, a Feira recebeu um total de 73.778 visitantes, batendo o recorde de público de todas as edições. A quantidade de expositores em 2015 também aumentou: foram 685 marcas - deste total, 138 eram internacionais - distribuídas pelos quatro pavilhões do Expo Center Norte.
A Feira contou com importantes presenças, como a do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o vice-governador, Márcio França; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada; o deputado estadual, Orlando Morando; Jaime Gazmuri, além de autoridades convidadas e empresários do setor supermercadista.
Neste ano, o evento foi pautado pela temática "Produtividade - A Serviço do Consumidor". Em um ano cheio de desafios para a economia brasileira, a preocupação com a produtividade é cada vez mais fundamental em diversos segmentos, a fim de gerar bons resultados com foco no melhor atendimento aos consumidores.
Comemorando os resultados da Feira, o presidente da APAS, Pedro Celso, destaca o porte do evento para o segmento - local que representantes de todo o setor supermercadista marcam presença. "Esse é o espaço e o momento mais esperado do ano para fazer relacionamento e negócios. Nossa missão é contribuir para impulsionar o setor e, nesta edição, batemos todos os recordes, público, negócios e relacionamentos".
Congresso
O número de palestras do 31º e Feira de Negócios em Supermercados praticamente dobrou: ao todo foram 59 discussões, que, mediadas por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), foram ministradas por nomes de peso nacionais e internacionais. A rodada de palestras teve início com o jurista Ives Gandra, considerado um dos maiores nomes do direito tributário. O advogado tratou sobre a necessidade de revisitar conceitos, tais como ética e moral para permear as reformas política, administrativa, trabalhista e tributária - temas tão necessários para impulsionar o crescimento da economia.
Encerrando o ciclo de palestras, Ram Charan, especialista em produtividade e guru de negócios globais, abordou a boa execução da estratégia em prol do aumento da produtividade e aumento dos resultados da empresa. Charan afirmou que os varejistas ainda falham por não buscar a maior intimidade com os consumidores. "Cada consumidor é único e deve ser tratado como tal. Muitas empresas ainda não buscam estudar o perfil do seu cliente, o que impacta negativamente nas vendas da empresa", destacou.
Premiações
A APAS, com o suporte do POPAI Brasil (The Global Association for Marketing at Retail), elegeu também os melhores estandes, ações promocionais e exposições da APAS 2015, além de ações sustentáveis. O objetivo é incentivar os expositores que foram mais criativos e inovadores.
Ao todo, 16 empresas foram contempladas, sendo quatro empresas de Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Mega Estande em cada categoria.
Projetos Especiais
Durante os quatro dias de Feira, mais de 43 mil toneladas de resíduos passaram pelo processo de reciclagem do projeto sustentabilidade. Este ano também foi criada a iniciativa "Sou Resíduo Zero" que apresentou ideias e praticas para destinação correta do lixo orgânico, transformado em adubo pelo processo de compostagem.
Anualmente, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) realiza ações de responsabilidade social e, na Feira, o engajamento da entidade não foi diferente neste ano "Sempre buscamos parceiros que tenham soluções de grande impacto positivo para sociedade", conta Erlon Ortega, diretor de Sustentabilidade da APAS.
Assessoria de Comunicação da APAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade