Notícias ABRAS
11/05/2015 12:20 - Ranking da Abras inclui três redes supermercadistas de Minas
Grupos BH, DMA e Apoio/Super Nosso foram destaques no ano passado
Três grupos supermercadistas mineiros apareceram, mais uma vez, na lista das 20 maiores redes do Brasil. No ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), referente ao desempenho de 2014, estão o Supermercados BH, em 8º lugar; a DMA Distribuidora, que engloba o Epa, Martplus e o Via Brasil, na 12ª colocação; e a Multiformato Distribuidora S/A, que controla o Apoio Mineiro e o Super Nosso, ocupando o 17º lugar.
O Supermercados BH novamente manteve sua posição no ranking e a liderança entre os mineiros. A rede tem 18 anos de fundação, 135 lojas no Estado, mais de 11,5 mil funcionários e registrou faturamento de R$ 3,408 bilhões no ano passado, contra R$ 2,848 bilhões alcançados em 2013. Isso significa um aumento de 19,66% no desempenho entre os exercícios.
Expansão - A DMA, que até 2012 ocupava o primeiro lugar no ranking mineiro, também manteve sua posição de 12º lugar entre as empresas nacionais. O grupo faturou no exercício passado R$ 2,317 bilhões e possui 97 lojas em todo o Estado. Em 2013 o faturamento havia sido de R$ 2,273 bilhões. A previsão é de que mais 20 pontos de vendas sejam inaugurados até o fim de 2015.
Parte da expansão no número de lojas da DMA ocorreu recentemente, com a aquisição da maior parte das unidades do Araújo Hipermercados, de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), conforme noticiou com exclusividade o DIÁRIO DO COMÉRCIO. A compra incluiu nove pontos de vendas da bandeira Hiperminas, sendo duas localizadas na Capital, uma em Contagem (RMBH), três em Governador Valadares e três em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).
Já a rede de supermercados Apoio/Super Nosso faturou R$ 1,751 bilhão no ano passado contra R$ 1,475 bilhão no ano anterior. O desempenho permitiu com que a empresa subisse no ranking divulgado pela Abras e atingisse a 17ª posição.
A empresa tem 27 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e, de acordo com o superintendente do Grupo Super Nosso, Rodolfo Nejm, o desempenho se deve ao planejamento e à execução das ações dos últimos anos. "Fazendo como se deve fazer, o resultado vem", resume.
Novo formato - Tanto que, mesmo em meio à crise econômica, Nejm revela que, a partir do próximo mês, a rede vai passar a contar com mais um formato de loja. Será a "Momento Super Nosso". "Trata-se de um modelo diferenciado, em que os consumidores encontrarão todas as categorias de produtos, mas com menos variedade no mix. Por outro lado, a parte de padaria e hortifrúti será completa. A ideia é atender aquela demanda rápida, de quem não tem tempo e precisa de praticidade", explica.
Ao todo serão nove lojas que serão abertas ainda neste exercício, todas em Belo Horizonte, mediante aportes de R$ 20 milhões. Os estabelecimentos com a nova marca terão até 600 metros quadrados, sendo bem menores que as lojas Super Nosso e os supermercados tradicionais, cujos tamanhos variam entre mil e 2,5 mil metros quadrados. Para oferecer ainda mais conveniência, as lojas contarão também com um espaço gourmet para refeições e lanches.
A previsão é que a primeira unidade seja inaugurada em junho. O grupo não divulga os locais exatos onde serão instaladas todos os pontos de vendas, mas confirma que as primeiras lojas ficarão nos bairros Sion, Funcionários, Santo Agostinho, Belvedere, São Lucas, São Bento, Centro e Lourdes.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade