Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/01/2015 12:43 - Supermercados têm o pior ano desde 2006, diz Abras

O setor de supermercados registrou em 2014 a mais baixa taxa de crescimento dos últimos oito anos. No ano passado, as vendas reais subiram 2,24%, o menor índice desde 2006, quando foi apurada retração de 1,6% nas vendas.

 



Os dados foram publicados nesta terça-feira (27) pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O índice de 2,24% é inferior à primeira previsão do setor, de alta de 3% em 2014, mas superior à estimativa revista em meados do ano, quando a Abras reduziu a expansão para 1,9%.

A taxa de crescimento real no ano passado é bem inferior ao índice apurado em 2013 (5,36%) e também menor que o registrado em 2012 (5,3%).

Em dezembro de 2014, a alta nas vendas reais foi de 2,9% sobre dezembro de 2013. O índice está deflacionado pelo IPCA/IBGE.


Em valores nominais, a alta em 2014 foi de 8,7%, e em dezembro, de 9,5%.

Segundo a Abras, apesar do índice mais fraco, o dado é visto como positivo em relação ao desempenho geral da economia, já que o PIB (Produto Interno Bruto) terá expansão inferior a esta apurada pelo setor.

Indicadores dos últimos anos já apontam que, historicamente, o setor se expande acima do PIB, não sendo um fato incomum, segundo analistas de varejo.

Para 2015, a Abras prevê alta de 2% nas vendas reais em relação a 2014.

A entidade havia inicialmente projetado em setembro um crescimento de 2,5% para as vendas do setor neste ano, mas admitiu em dezembro que a estimativa provavelmente seria revista para baixo.

ENERGIA E ÁGUA


Questionado sobre o impacto do esperado reajuste nas tarifas de energia para os supermercados, o presidente da Abras, Fernando Yamada, afirmou que o custo da energia representa em torno de 1,5% do faturamento dos estabelecimentos, percentual que poderá subir para 1,7%.

"Nossa perspectiva (de impacto nos preços) é mais na ponta da produção", disse ele, em referência a ajustes praticados pela indústria no valor dos produtos, também influenciados pelo aumento no preço dos combustíveis, além de oscilações cambiais.

Yamada acrescentou que a Abras não está prevendo falta de energia no ano e, em relação a problemas ligados à disponibilidade de água, que muitas redes supermercadistas já adotam a captação de água da chuva para utilização na área de limpeza com o objetivo de reduzir o consumo.

Segundo o gerente de atendimento da Nielsen, Fábio Gomes, o crescimento no consumo de água nos supermercados em 2014 seguiu uma tendência que já vinha sendo mostrada nos últimos anos, não sendo fundamentalmente impactado pela crise hídrica que vem se agravando na região Sudeste.

CESTA

Em dezembro, somente, as vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 2,9% sobre o ano anterior.

O preço da cesta AbrasMercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela consultoria GfK, teve alta 0,76% sobre novembro, a R$ 381. No acumulado do ano, o crescimento foi de 5,7%, ante inflação medida pelo IPCA de 6,4%.

As maiores altas em dezembro na comparação mensal foram da batata (12%), feijão (9%) e cebola (5%). As maiores baixas foram sofridas pelo tomate (9,7%), leite longa vida (4,5%) e queijo prato (3%).

SHOPPING CENTERS


Nesta terça-feira, a Abrasce, que representa os shopping centers no país, também estimou que as vendas nos shoppings vão crescer menos em 2015 do que em 2014.

As projeções mais modestas são divulgadas na esteira do anúncio de novos esforços fiscais do governo federal para elevar a arrecadação, o que deverá contribuir para o aumento da inflação, que já vinha pressionando o poder de compra dos consumidores.



Veículo: Diário do Pará (27/01)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>