Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

12/01/2015 14:26 - BIG DATA e Lojas Físicas: grandes temas da NRF 2015

A NRF começou com debates sobre ferramentas para entender e atender ainda melhor o consumidor,

sem deixar de lado o básico: as lojas físicas

 

Por Jeferson Moreira, de Nova York*


Nrf-2015
A 104ª edição da NRF teve início neste domingo gelado de inverno tipicamente nova-iorquino, mas com elevação rápida de temperatura, quase de verão brasileiro, não só pela presença gigantesca verde e amarela (inclusive de diretores da ABRAS), mas também pelos temas que ferveram no primeiro dia de palestras.

 

O chairman da NRF e CEO aposentado da SAKs, Stephen I. Sadove, deu as boas vindas aos participantes em um tom otimista, principalmente pelos novos desafios que o varejo apresenta aos seus profissionais, bem como a presença dos maiores varejistas mundiais no encontro. Em seu discurso, as palavras informação e tecnologia tiveram grande peso e juntas são ferramentas indispensáveis para se atender as expectativas desta nova geração de consumidores (millenials), bem como as dos mais velhos.


A informação é o grande trunfo para a personalização dos serviços para cada consumidor. Em suas palavras "Conectar para entregar".

 

Na palestra inaugural, o tema Mudança de Jogo; Lições de lealdade e performance de fãs do esporte, vieram ao encontro do que, ao menos pelo primeiro dia de evento, indica ser o grande tema a ser discutido: BIG DATA.

 

O grande acumulo de informações sobre as preferências dos torcedores, por exemplo, gerou um retorno enorme à NBA, cabendo a ela se adaptar conforme o perfil e a necessidades de seus consumidores. A informação tornou-se um bem tão precioso que para realmente atender às solicitações de seus torcedores, além da transparência em sua comunicação, a NBA abriu todas as estatísticas de seus jogos de décadas, anteriormente restrito a dirigentes e técnicos, em um sistema que pode ser consultado por qualquer fã do esporte. Já a seleção alemã de futebol utilizou a informação como arma para melhorar o desempenho de seu time em campo, enquanto o time de futebol americano 49ers começou a analisar os possíveis novos talentos através de cálculos antes deixados de lado.

 

O que ficou claro nesta palestra é que como o varejo, o esporte busca engajar seus consumidores e para isso é preciso entendê-los a fundo. Mas como colocou o COO da NBA, Mark Tatum, o uso da tecnologia deve atender a necessidade das pessoas e não ser utilizada apenas por se utilizar, é usufruir de ferramentas para entender o indivíduo e atendê-lo cada vez melhor.

 

As palestras paralelas também tiveram a informação e sua análise em destaque, principalmente quando aplicado ao conceito de Multicanal, tema este já consolidado como crucial para sobrevivência do varejo.

 

Fechando o dia, a palestra: Brick is the New Black, na tradução literal: Tijolos são o novo preto, fez alusão ao quão importante é a loja física para o varejo.


Seja pelo presidente da Levi's ou pelo representante do Walmart, a unanimidade é que lojas são os locais para experiência e devem ser tratadas como o ponto focal do multicanal. Basta lembrar que muitos gigantes do e-commerce já estudam terem lojas físicas pela forca que o showroom traz aos negócios.

 

Este foi um pouquinho do primeiro dia de evento. Continue acompanhando a viagem da ABRAS à maior feira do varejo mundial e fique por dentro das principais novidades.

 

Por Jeferson Moreira, gerente de Arte e Publicidade da ABRAS, na cobertura da Viagem Abras-GS1 Brasil à NRF 2015, especialmente para o Portal ABRAS.

 

 


Fonte: Redação/Portal ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>