Notícias ABRAS
08/01/2015 12:52 - Carrefour é a primeira grande rede varejista a aderir ao programa Rama
Sistema de rastreamento de frutas, legumes e verduras, que controla uso e qualidade de agrotóxicos, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados
O Carrefour tornou-se uma das empresas varejistas participantes do Programa RAMA (Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos). Desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a empresa Paripassu, o programa promove o rastreamento e monitoramento de agrotóxicos em frutas, legumes e verduras. O objetivo é garantir que a aplicação de defensivos agrícolas não esteja acima do nível permitido por lei. Os produtos da marca Carrefour destas categorias também são contemplados pela iniciativa.
O Programa RAMA possui dois pilares principais. O primeiro é a rastreabilidade das frutas, legumes e verduras de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas participantes. O segundo é o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos, que mede, por meio de amostras coletadas, a quantidade de resíduo presente naquele determinado produto. O caminho completo do produto até o consumidor (rastreabilidade) fica disponível na internet para consulta pública. Já as análises técnicas são disponibilizadas por meio de um portal para que produtores-fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente.
“A associação do Carrefour ao Programa RAMA demonstra, mais uma vez, que a companhia é uma das pioneiras em assegurar a alta qualidade de seus produtos a todos os consumidores”, ressalta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour no Brasil. “A iniciativa da Abras comprova que todos os elos da cadeia produtiva devem trabalhar juntos para oferecerem produtos cada vez mais saudáveis e de confiança.”
Além do RAMA, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos produtos vendidos em suas unidades. O Programa Garantia de Origem, implantado no Brasil há quinze anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar a trajetória do alimento desde sua produção até as gôndolas. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos.
Outras informações sobre o Programa RAMA estão disponíveis no portal www.abras.com.br/rama.
Sobre o grupo Carrefour
Há 39 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Veículo: Portal Segs

Veja mais >>>
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar