Notícias ABRAS
23/12/2014 10:09 - Supermercados crescem 2,16% até novembro
Resultado faz com que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) retome o otimismo após os resultados modestos no primeiro semestre. Para a soma do ano a perspectiva é de alta de 1,9%
Da redação
Supermercadistas retomam otimismo após resultado positivo
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
São Paulo - São Paulo
As vendas nos supermercados avançaram 2,16% no acumulado até novembro, resultado esse que fez a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostrar maior otimismo em relação ao desempenho alcançado até agora.
O presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, afirmou em nota que "o ano de 2014 vem se confirmando como um período de bons resultados para o setor supermercadista, que responde, no Brasil, por cerca de 84% do abastecimento de alimentos, bebidas, itens de limpeza, beleza e afins".
O posicionamento atual da entidade vai na contramão da previsão feita pela Abras no mês de agosto, quando era esperado que o setor supermercadista crescesse 1,9% em 2014, ante projeção anterior de 3%. A revisão para baixo do indicador foi embasada após um modesto desempenho no primeiro semestre deste ano - quando as vendas reais do segmento alimentar acumularam tímida alta de 1,57% - e expectativa frustrada de impulso das vendas com a Copa do Mundo, entre junho e julho.
Entretanto, o avanço no acumulado do ano ainda segue distante do observado no mesmo período de 2013, quando as vendas reais nos supermercados subiram 5,65 % de janeiro a novembro no País.
No mês de novembro, somente, as vendas nos supermercados no Brasil subiram 2,94% ante igual mês do ano passado (2013), com alta de 1,42 % sobre outubro.
Valor da cesta
Ainda segundo dados da Abras, o preço da cesta Abrasmercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela GfK, subiu 2,15 % sobre o mês anterior, chegando a R$ 378,23 . Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,11%.
As maiores altas na comparação com outubro foram da batata com aumento no preço de 68,58%, pernil com alta de 5,20% e carne traseiro com aumento de 4,73%. As maiores baixas ocorreram em leite longa vida, ovo e feijão, com queda acima de 1%.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade