Notícias ABRAS
22/12/2014 12:33 - Ceia farta para o Natal
Celebração em família é mantida, apesar do mau humor econômico
Warley Duarte
Gestor da Rede Opa
Com a chegada do fim do ano e com ele as confraternizações de Natal e réveillon, o setor supermercadista já está preparado para atender às altas demandas características da época. O forte otimismo do segmento varejista espera que o consumidor intensifique as compras nesta época do ano, motivados pelas festividades da data. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados podem esperar um incremento de 14,1% nas vendas de produtos típicos natalinos até este mês.
Após um ano conturbado devido à crise financeira que assola todos os setores da economia, a expectativa de crescimento ainda é positiva para o setor. A expansão de mercado pode ser explicada pelo fato de que nos últimos anos os consumidores fortaleceram o poder de compra e incrementaram a cesta de consumo com ítens de qualidade e essa característica é ainda mais presente no Natal.
Mesmo com as mudanças de humor da economia, a população enxerga os produtos típicos da época como consumo essencial para o mês de dezembro, principalmente nas ultimas semanas do mês, período entre o Natal e o réveillon, e, por isso, o setor supermercadista é um dos poucos segmentos neste ano, assim como o comércio, que pode especular um saldo positivo para o final do ano. De acordo com a pesquisa da Abras, alguns produtos comercializados nos supermercados devem alavancar o crescimento das vendas em 2014. A cerveja está no topo da lista, representando 16,8% das vendas, seguida pelo refrigerante (16,2%), frango congelado (13,7%), pernil (12,2%), peixes congelados (11,2%), bacalhau (8,4%) e peixes frescos (6%).
Ao mesmo tempo em que o setor espera um saldo positivo para encerrar o ano, outra característica que merece atenção é a mudança que vem ocorrendo no modelo de compras da população, que pode afetar o período natalino. Em época de “vacas magras”, grande parcela dos consumidores opta por produtos mais acessíveis que podem substituir alimentos que sempre estiveram presentes nas ceias dos feriados. O lombo, por exemplo, pode ser uma opção mais acessível para o jantar em vez do tradicional pernil.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o perfil familiar que está sendo alterado com o passar dos anos. Antigamente, era comum ver as casas cheias de familiares e amigos para celebrar o Natal e o ano-novo. Mas, atualmente, as famílias estão cada vez mais enxutas e, com isso, modelo de fartura no jantar já não existe mais.
Ele cedeu lugar para ceias menores, mas ainda muito saborosas e com muita diversidade. Por esse motivo, é fundamental que o setor supermercadista invista cada vez mais em estratégias para atender o público e estar sempre maleável para se adaptar frequentemente ao perfil do consumidor, que está em constante mudança, independentemente da época.
Veículo: Estado de Minas

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade