Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

22/12/2014 12:33 - Ceia farta para o Natal

Celebração em família é mantida, apesar do mau humor econômico

 

 

 

Warley Duarte 

Gestor da Rede Opa

 

Com a chegada do fim do ano e com ele as confraternizações de Natal e réveillon, o setor supermercadista já está preparado para atender às altas demandas características da época. O forte otimismo do segmento varejista espera que o consumidor intensifique as compras nesta época do ano, motivados pelas festividades da data. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados podem esperar um incremento de 14,1% nas vendas de produtos típicos natalinos até este mês. 

 

Após um ano conturbado devido à crise financeira que assola todos os setores da economia, a expectativa de crescimento ainda é positiva para o setor. A expansão de mercado pode ser explicada pelo fato de que nos últimos anos os consumidores fortaleceram o poder de compra e incrementaram a cesta de consumo com ítens de qualidade e essa característica é ainda mais presente no Natal.

 

Mesmo com as mudanças de humor da economia, a população enxerga os produtos típicos da época como consumo essencial para o mês de dezembro, principalmente nas ultimas semanas do mês, período entre o Natal e o réveillon, e, por isso, o setor supermercadista é um dos poucos segmentos neste ano, assim como o comércio, que pode especular um saldo positivo para o final do ano. De acordo com a pesquisa da Abras, alguns produtos comercializados nos supermercados devem alavancar o crescimento das vendas em 2014. A cerveja está no topo da lista, representando 16,8% das vendas, seguida pelo refrigerante (16,2%), frango congelado (13,7%), pernil (12,2%), peixes congelados (11,2%), bacalhau (8,4%) e peixes frescos (6%).

 

Ao mesmo tempo em que o setor espera um saldo positivo para encerrar o ano, outra característica que merece atenção é a mudança que vem ocorrendo no modelo de compras da população, que pode afetar o período natalino. Em época de “vacas magras”, grande parcela dos consumidores opta por produtos mais acessíveis que podem substituir alimentos que sempre estiveram presentes nas ceias dos feriados. O lombo, por exemplo, pode ser uma opção mais acessível para o jantar em vez do tradicional pernil. 

 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o perfil familiar que está sendo alterado com o passar dos anos. Antigamente, era comum ver as casas cheias de familiares e amigos para celebrar o Natal e o ano-novo. Mas, atualmente, as famílias estão cada vez mais enxutas e, com isso, modelo de fartura no jantar já não existe mais. 

 

Ele cedeu lugar para ceias menores, mas ainda muito saborosas e com muita diversidade. Por esse motivo, é fundamental que o setor supermercadista invista cada vez mais em estratégias para atender o público e estar sempre maleável para se adaptar frequentemente ao perfil do consumidor, que está em constante mudança, independentemente da época.

 

 

 

Veículo: Estado de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>