Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/10/2014 12:04 - Desempenho de setembro anima supermercados

Um dos segmentos do varejo mais resilientes às variações de demanda, os supermercados conseguiram registrar desempenho de vendas um pouco melhor em setembro, o que tem levado a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) a cogitar expansão superior ao esperado para 2014.

 



Quanto às expectativas para o Natal, a taxa permanece em linha com a média dos últimos cinco anos, com expansão real que pode variar de 4% a 5% nos supermercados, previu a Abras, sustentada pela venda de itens mais acessíveis.

Entre 2009 e 2013, o setor registrou expansão média de 3,9% nas vendas em dezembro. Se apurar crescimento entre 4% e 5% em dezembro de 2014, estará acima do apurado em 2013, o que não é algo para se comemorar. Dezembro de 2013 foi um dos piores fins de ano para o setor nesta década, quando as vendas subiram 2,87%.

Segundo dados publicados ontem pela Abras, as vendas reais dos supermercados em setembro subiram 2,91% sobre o mesmo mês de 2013, e com isso a taxa acumulada do ano cresceu de 1,63% até agosto para 1,77% até setembro. "Esperávamos ansiosos pelo resultado de setembro e foi um bom mês. Pode ser que seja possível crescer um pouco acima da alta de 1,9% prevista para 2014", diz Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da Abras. O índice está deflacionado pelo IPCA. Para 2015, está mantida projeção de 2,5%.

"Isso é algo que se soma à nossa visão de que as vendas no varejo de alimentos são resilientes e um segmento defensivo em tempos de incerteza", escreveu em relatório Guilherme Assis, analista da corretora Brasil Plural.

Em valores nominais, até setembro, a entidade contabiliza aumento de 8,15% nas vendas e, em setembro contra setembro de 2013, a expansão foi de 9,85%.

A entidade ainda divulgou ontem estimativa de aumento de 14,1% nas vendas de um conjunto específico de nove produtos natalinos típicos. No Natal do ano passado, a entidade previu crescimento maior, de 14,9%. Não há pesquisa posterior para confirmar se previsão foi atingida. Seis produtos avaliados registram estimativa de compra pelo comércio abaixo do ritmo previsto em 2013.

Fazem parte desta lista: bebidas natalinas, frutas secas, panetone, vinhos nacionais, peru e chester. As taxas só são maiores para lombo e tender. A previsão é que o consumidor continue a buscar ofertas neste fim de ano, e faça trocas de produtos na ceia de Natal, por itens com preços menores, segundo a Abras. Além disso, a entidade acredita que itens importados podem ter menor presença nas lojas, por causa da alta do dólar.

"Certamente neste ano se aposta um pouco mais na questão de produtos com preços mais acessíveis para o Natal", disse Honda.

Cenário econômico em desaceleração no consumo, com demanda nos supermercados em ritmo mais lento do que no ano anterior, ajuda a explicar uma previsão de alta de 14,1%, abaixo de 14,9% em 2013. Mas analistas consideraram ontem a alta de 14,1% como positiva. Existe, neste caso, questão relacionada com a base de comparação mais forte do ano passado.

"A previsão de compras de 2013 foi alta, numa expectativa muito positiva para Natal, algo que não se concretizou", afirmou Honda. As vendas reais em dezembro de 2013 cresceram 2,87%, abaixo dos 5,37% em dezembro de 2012.

Especialistas projetam Natal com desempenho de vendas modesto. "Devemos ter um Natal fraco, com um quarto trimestre que não será excepcional, nem péssimo para o varejo, mas com vendas moderadas", disse Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). As vendas a prazo no período do Natal devem crescer 3% em 2014, disse esta semana a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. É o mesmo índice de 2013.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>