Notícias ABRAS
30/10/2014 12:02 - Consumidor busca item mais barato também no Natal
A estimativa para o Natal é de crescimento mais acelerado que no ano passado de venda de cervejas e refrigerantes, enquanto bebidas natalinas, vinhos importados e panetones tendem a desacelerar
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) considerou que são otimistas as perspectivas para vendas do setor no Natal, embora haja cautela maior do que no ano anterior. Pesquisa da entidade com dados sobre encomendas feitas pelo varejo à indústria revelam que a perspectiva de alta é maior para categorias menos sofisticadas, como cerveja e refrigerante. Na avaliação do presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, também nas festas de fim de ano já se reflete tendência do consumidor de migrar para itens de menor valor agregado e procurar menos os produtos "premium".
"Certamente este ano se aposta um pouco mais na questão de produtos com preços mais acessíveis. Por exemplo, em bebidas e até mesmo em proteínas animais se buscam produtos com preços mais acessíveis", declarou Honda. Segundo a Abras, a estimativa para o Natal é de crescimento mais acelerado que no ano passado de venda de cervejas e refrigerantes, enquanto bebidas natalinas, vinhos importados e panetones tendem a desacelerar.
Ainda assim, a Abras considera que as vendas de dezembro este ano podem superar as do ano anterior. Em 2013, apesar de expectativas positivas dos varejistas para o Natal terem elevado encomendas à indústria, as vendas realizadas foram fracas. Em dezembro daquele ano houve alta de 2,87% nas vendas reais ante o mesmo mês de 2012. Para dezembro de 2014, a Abras acredita que as vendas podem crescer entre 4% e 5% na comparação anual.
Uma explicação é que no ano passado houve uma deterioração no cenário mais ao final do ano apesar de um ritmo que vinha sendo positivo para o setor em meses anteriores. Desta vez, o setor já reportou números mais modestos de crescimento ao longo de 2014 e não acredita numa deterioração.
Veículo: Estado de Minas

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade