Notícias ABRAS
30/10/2014 11:45 - Vendas de supermercados caem 4,86% em setembro
Jornal GGN - As vendas dos supermercados de todo o país, em valores reais, cresceram 2,91% no mês de setembro (em valores reais) na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com o mês anterior, houve queda de 4,86%. No ano, o setor registra alta de 1,77% ante igual período de 2013. Os números consideram os valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na divulgação do Índice Nacional de Vendas, a entidade também apresenta a pesquisa Abrasmercado que mostra o comportamento de uma cesta de compras composta por 35 itens, como alimentos, higiene, beleza e limpeza doméstica. Os dados mostram que a cesta apresentou alta de 0,9% em setembro em relação a agosto. No mesmo período, o IPCA variou 0,57%. Nos últimos 12 meses, a cesta apresenta alta de 5,28%. O valor, no entanto, fica abaixo da inflação do período, que foi 6,75%.
As maiores altas foram observadas nos itens cebola (8,78%), biscoito Cream Cracker (4,89%), carne traseiro (3,33%) e frango congelado (3,15%). Quedas mais significativas, por outro lado, ficaram por conta da redução no preço da batata (-6,4%), do tomate (-5,19%), do ovo (-3,95%) e da farinha de trigo (-2,93%). O Sudeste foi a região com maior alta, 1,90%, com valor de R$ 360,03. O Nordeste, por outro lado, foi a única região que apresentou queda (-0,77%), com valor de R$ 329,15.
Para o fim de ano, o setor espera um avanço de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano - embora indique elevação, a taxa é inferior à previsão feita para as vendas do ano passado, quando se esperava alta de 14,9%. “O nível de encomendas no varejo continua bom. Não é uma grande variação, mas há um clima de tranquilidade do ponto de vista das vendas, apesar de ser menor em muitas categorias”, disse o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, em entrevista à Agência Brasil.
A cerveja é o item com previsão de maior crescimento de vendas no período de natalino, com 16,8%. No ano passado, na mesma época, a estimativa era 15,3% de alta nas vendas. Para este ano, depois da cerveja, aparece o refrigerante, com alta prevista de 16,2%. O percentual também é maior do que o verificado no período de festas de 2013, que foi 15,2%. Os demais itens analisados na pesquisa da Abras apresentam recuo na expectativa de vendas. O maior deles foi o de peixes frescos, que caiu de 9,6% para 6%, seguido pelo bacalhau, de 11,9% para 8,4%.
No grupo de produtos de época, o lombo suíno é o que apresenta maior expectativa de aumento de vendas, 15,5%. Na opinião de Sussumu Honda, a alta está relacionada ao perfil das famílias. “Ele [lombo] teve esse aumento na preferência [em detrimento do pernil] pelo fato de as famílias serem hoje menores”, explicou. Os supermercados também esperam grande procura de panetones, com incremento de 13,8%, assim como de bebidas natalinas (13,6%) e frutas da época (13,5%). Nos itens importados, os vinhos ganham destaque, com estimativa de 10,8% de crescimento nas vendas.
Entre os produtos mais procurados neste período do ano, o pernil é o que deve ficar mais caro em relação aos preços do ano passado, com alta de 12,2%. A cerveja também vai pesar mais no bolso do consumidor, com elevação de 12%. Em seguida, estão o lombo (11,8%), o refrigerante (11,6%) e o frango congelado (11,3%).
O setor supermercadista espera para todo o mês de dezembro crescimento de 4% a 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A alta, no entanto, ocorre em meio a uma base fraca. “O crescimento em dezembro do ano passado foi muito ruim”, lembrou Honda. Em valores reais, houve crescimento de 2,87% nas vendas entre dezembro de 2013 e dezembro do ano anterior. A média de crescimento em relação a novembro é em torno de 25% a 30%, mas, no ano passado, o aumento ficou em cerca de 20%.
Veículo: Site Jornal GGN

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade