Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/10/2014 11:44 - Supermercados no Brasil esperam vendas mais modestas no fim de ano

O crescimento de vendas em supermercados de produtos típicos de fim de ano deve mostrar ligeira baixa em relação ao desempenho estimado para o período em 2013, em meio à desaceleração do faturamento do setor em ano de fraca atividade econômica.

 



A expectativa é de alta de 14,1 por cento na venda desses itens durante o período natalino - que ganha força a partir da segunda semana de dezembro - contra estimativa de 14,9 por cento feita para igual etapa do ano passado, conforme divulgou a associação que representa os supermercados no país, Abras, nesta quarta-feira.

Apesar do ligeiro recuo, o presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, classificou as projeções para este ano como positivas, depois que a Copa do Mundo e eleições interferiram na frequência de compras em supermercados no ano.

Em um grupo de nove produtos de época, a expectativa dos supermercadistas para 2014 só supera a de 2013 para a venda de lombo e tender, sendo menor para itens tradicionais como panetone, bebidas natalinas e peru.

Para os produtos importados em geral, a perspectiva também é de menor crescimento de vendas em 2014, de 7,7 por cento contra projeção de 10 por cento no ano passado.

Segundo Honda, as expectativas podem ter sido afetadas pelo fato do desempenho de vendas no Natal do ano passado ter ficado abaixo do esperado. A Abras não divulga o resultado para o período de festas de fim de ano especificamente, mas em dezembro cheio as vendas reais tiveram crescimento de 2,87 por cento na comparação anual, em avanço inferior ao apresentado em meses anteriores.

"Queremos mais este ano, crescimento do ano passado foi muito ruim", disse Sussumu, estimando alta de 4 a 5 por cento para as vendas de dezembro neste ano, sobre a já mencionada base fraca de 2013.

DESEMPENHO MENSAL

Em setembro somente, as vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 2,91 por cento sobre igual mês do ano passado, mas caíram 4,86 por cento na comparação com agosto, desfavorecidas pelo calendário com menos fins de semana.

O resultado surpreendeu positivamente a Abras, que agora vê a possibilidade do crescimento anual superar sua estimativa anterior de 1,9 por cento, que havia sido ajustada para baixo em agosto.

"Setembro fez sinalização boa", afirmou Honda, acrescentando ver um sentimento mais positivo para o último trimestre após o fim da eleições e expectativa generalizada da presidente reeleita Dilma Rousseff anunciar mudanças em sua equipe econômica.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2014, as vendas deflacionadas nos supermercados tiveram alta de 1,77 por cento sobre um ano antes. No mesmo intervalo do ano passado, o avanço havia sido de 4,94 por cento.

CESTA

Em setembro, o preço da cesta AbrasMercado, com 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela GfK, subiu 0,9 por cento sobre o mês anterior, a 371,17 reais, interrompendo três meses consecutivos de queda.

A alta ficou acima da variação de 0,57 por cento da inflação medida pelo IPCA, e da subida de 0,78 por cento do IPCA-Alimentos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a cesta ficou 5,28 por cento mais cara.

Os produtos com maiores altas ante agosto foram cebola (+8,78 por cento), biscoito cream cracker (+4,89 por cento) e carne traseiro (+3,33 por cento). Por outro lado, as maiores baixas foram sofridas pela batata (-6,40 por cento), tomate (-5,19 por cento) e ovo (-3,95 por cento).

Após levantamento informal com suas associadas, a Abras apontou durante coletiva de imprensa que os supermercados da Grande São Paulo estão vendo aumento da demanda por água mineral em meio à crise de abastecimento hídrico na região, um movimento que já está provocando a elevação dos preços, embora o aumento ainda seja "muito baixo".



Veículo: Portal Benício

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>