Notícias ABRAS
30/10/2014 11:43 - Supermercados esperam alta de 14,1% nas vendas de Natal
A pesquisa da Abras projetou aumento de vendas de 13,8% para panetones no final do ano
Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação ao Natal de 2013. A informação faz parte da Pesquisa de Natal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A previsão é um pouco inferior à projeção de vendas do ano passado que tinha ficado em 14,9%.
O superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris, disse que os estabelecimentos do Paraná devem acompanhar a mesma previsão de vendas nacional. ‘’Essa estimativa está baseada nas encomendas de compras dos supermercados’’, explicou. Segundo ele, as vendas de Natal representam de 2% a 3% do total do ano das lojas do setor.
‘’Estamos apostando em um Natal melhor e os supermercados estão mais otimistas em relação a isso’’, destacou. Ele acredita que o consumidor vai deixar de comprar presentes mais elaborados para poder manter a ceia de Natal. O presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, disse que, apesar de a demanda estar um pouco menos aquecida que em 2013, considera a estimativa de crescimento de 14,1% muito expressiva.
A pesquisa da Abras mostra ainda que a cerveja deverá puxar o crescimento das vendas com alta de 16,8%. Além deste produto, também lideram as expectativas de comercialização refrigerante (16,2%), frango congelado (13,7%), pernil (12,2%), peixes congelados (11,2%), bacalhau (8,4%) e peixes frescos (6%).
No grupo de itens típicos da época, o lombo é o que deverá apresentar maior percentual de crescimento de vendas (15,5%) ou 6,5 pontos percentuais superior a 2013. Honda comentou que o lombo vem sendo mais procurado ao invés do pernil com a diminuição do tamanho das famílias e por ser mais fácil de preparar. A pesquisa projetou ainda aumento de vendas de 13,8% para panetones, 13,6% para bebidas natalinas, 13,5% para frutas de época, 11,3% para frutas secas, 10,9% no tender, 10,5% em vinhos nacionais, 10,1% em peru e 9,3% para chester.
As vendas de importados devem crescer 7,7%, valor menor que os 10% registrados em 2013. Segundo Rovaris e Honda, a elevação dos importados é reflexo da alta do dólar. Honda disse que os importados estão de 10% a 20% mais caros.
Os produtos pesquisados que apresentaram maiores variações foram pernil (12,2%), cerveja (12%), lombo (11,8%), refrigerantes (11,6%) e frango congelado (11,3%). Rovaris explicou que pesou na conta a inflação e a alta do dólar.
O Grupo Walmart espera aumento de vendas de 10% em enfeites, 20% em panetones, 10% em aves e 18% em suínos, pernil e lombo. Na rede Condor, a previsão é de aumento de vendas de 20% no Natal.
Veículo: Folha Web

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade