Notícias ABRAS
08/10/2014 12:12 - Walmart vê mudanças nos hábitos do consumidor
O consumidor está com menos dinheiro, visita menos os pontos de venda e, quando vai, escolhe lojas menores. "O salário ficou mais curto que o mês. As vendas estão se concentrando nos dias após o pagamento, e depois caem", diz o presidente do Walmart no Brasil, Guilherme Loureiro.
O executivo, no cargo há um ano, sentiu essa tendência após a Copa do Mundo. O torneio, diz ele, foi positivo para as vendas do varejo alimentar e pode ter mascarado um movimento já existente. Para o Natal, Loureiro espera que haja um crescimento em relação a igual período de 2013, mas diz que "não vai ser fácil". "Também não será um aumento de 10%", afirma.
Nesse cenário, Loureiro promete se ater à política "Preço Baixo Todo Dia". Esse modelo, adotado pelo Walmart nos EUA, promete preços mais baratos que a concorrência no dia a dia, sem promoções. "Sempre existe a tentação numa hora dessas de fazer uma promoção extra, mas não é a nossa política. A nossa estratégia é lutar para baixar o preço todos os dias e manter o mesmo valor na gôndola". Loureiro deu a entender que a varejista caiu nessa "tentação" nos últimos anos. Ele afirmou que a implementação do Preço Baixo Todo Dia começou a ser "realmente" implementada no Brasil apenas a partir de janeiro. "Tivemos muito mais disciplina na execução este ano".
Em todo o ano passado, o Walmart faturou R$ 28,5 bilhões no país, 10% a mais do que em 2012. Neste ano, o varejo em geral vem desacelerando. Em 2013, os supermercados registraram alta real de 5,4% nas vendas. Nos oito primeiros meses de 2014, o aumento real foi de apenas 1,6% ante igual período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com Loureiro, a desaceleração nas vendas é percebida em todos os segmentos, desde itens básicos como alimentos e produtos de limpeza, até eletrodomésticos. Algumas categorias, no entanto, são mais resilientes. "Em termos gerais, o setor de higiene e beleza, por exemplo, está sofrendo menos. Mas mesmo nessa área, alguns produtos sofrem."
Loureiro disse que a indústria está em compasso de espera para ver o que vai acontecer com o dólar. "Se ficar nesse patamar de R$ 2,40, R$ 2,50, vai haver reajuste. Havendo reajustes, vai haver menos consumo, portanto a indústria precisa julgar qual o momento certo de se fazer isso."
O Walmart tem 544 lojas de nove bandeiras no Brasil. A companhia fechou 25 pontos não rentáveis este ano e não abriu nenhuma unidade. A prioridade no momento é a integração das operações no país, prevista para terminar em março de 2016, segundo Loureiro. Até este mês, as lojas da companhia que respondem por cerca de dois terços do faturamento estarão integradas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade