Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/10/2014 12:24 - Consumidor retoma hábitos como troca de marcas e compra do mês

Mudança já impacta setor supermercadista, que acumula crescimento de apenas 1,63% até agosto; empresários tentam driblar desaceleração com promoções e novo mix de produtos



Troca de marcas de primeira linha, redução das idas ao mercado e maior controle das compras. O consumidor usa de todos os recursos para se manter no orçamento. E o que já afeta diretamente o resultado do setor supermercadista deve se manter nos próximos meses até o final do ano.

"Com a renda salarial a crescer apenas 2,5% este ano, o consumidor tem trocado de marca dentro do supermercado. Antes eles compravam as de primeira linha, hoje estão em busca daquelas que lhe trarão menor custo", explicou o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri.

Para o especialista, isso não é motivo de desespero a partir do momento que, por se tratar de um segmento que atua com itens de primeira necessidade - alimentos -, eles têm sido menos impactados pela retração econômica. "Têm setores, como os de bens duráveis, que estão no negativo. Os supermercados têm apresentado crescimento mesmo em um cenário de instabilidade como esse", diz.

Alfieri ressaltou, porém, que o consumidor, ao invés de deixar de comprar, retomou um antigo hábito: as compras de abastecimento. "O brasileiro tem ido ao supermercado no começo do mês, após receber o salário. Com isso, ele consegue, de certa forma, manter o patamar de compra que tinha anteriormente", explicou.

Além disso, o cenário de inflação, que trouxe elevação no preço de algumas categorias no começo do ano assustou o brasileiro, logo, a estocagem de alguns produtos e pacotes promocionais tem ganhado destaque no ponto de venda. "Eles compram mais no começo do mês com medo que o preço aumente no final. Igual acontecia na década de 1980", disse o economista da ACSP.

Mudança de hábito


O novo hábito do consumidor foi identificado por uma pesquisa realizada pela Nielsen. A consultoria apontou que uma das preocupações do consumidor brasileiro nos dias atuais é a manutenção do seu patamar econômico, conseguido há quatro anos. Para isso, ele tem reduzido o consumo fora do lar; diversificado os canais de compra; diminuído a ida às lojas e optando pela compra de marcas mais baratas.

"O perfil do consumidor não mudará, mas o momento econômico obrigará as pessoas avaliarem melhor a compra, no que diz respeito à quantidade e opções de oferta", disse a gerente de projetos para solução shopper da Nielsen, Sabrina Balhes.

De acordo com ela, as idas aos supermercados diminuíram cerca de 2% no segundo trimestre do ano, quando a renda média das famílias cresceu 2,6%, contra 6% da inflação, o que impactou na elevação do endividamento. "As empresas já perceberam que precisam trabalhar melhor a presença nos supermercados, o que tem influenciado para um crescimento dos atacarejos no País", completou.

Para o sócio sênior da Gouvêa de Souza - GS&MD -, Luís Goes, a alta na inflação tem levado as famílias a serem mais seletivas na hora da compra, já que as pessoas não querem deixar de consumir produtos que antes não faziam parte da cesta básica, como laticínios e iogurtes. "Esse cenário fez os consumidores migrarem para marcas inferiores e reduzirem as unidades de alguns itens", disse Luís Goes.

Balanço setorial


As vendas no setor supermercadista cresceram 2,53% em agosto, como apontou o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo o levantamento da entidade, o resultado representa uma alta de 2,63% nas vendas, ante o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano a alta foi de 1,63%, ante 2013. Todos os dados divulgados pela entidade já estão deflacionados.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>