Notícias ABRAS
01/10/2014 12:24 - Consumidor retoma hábitos como troca de marcas e compra do mês
Mudança já impacta setor supermercadista, que acumula crescimento de apenas 1,63% até agosto; empresários tentam driblar desaceleração com promoções e novo mix de produtos
Troca de marcas de primeira linha, redução das idas ao mercado e maior controle das compras. O consumidor usa de todos os recursos para se manter no orçamento. E o que já afeta diretamente o resultado do setor supermercadista deve se manter nos próximos meses até o final do ano.
"Com a renda salarial a crescer apenas 2,5% este ano, o consumidor tem trocado de marca dentro do supermercado. Antes eles compravam as de primeira linha, hoje estão em busca daquelas que lhe trarão menor custo", explicou o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri.
Para o especialista, isso não é motivo de desespero a partir do momento que, por se tratar de um segmento que atua com itens de primeira necessidade - alimentos -, eles têm sido menos impactados pela retração econômica. "Têm setores, como os de bens duráveis, que estão no negativo. Os supermercados têm apresentado crescimento mesmo em um cenário de instabilidade como esse", diz.
Alfieri ressaltou, porém, que o consumidor, ao invés de deixar de comprar, retomou um antigo hábito: as compras de abastecimento. "O brasileiro tem ido ao supermercado no começo do mês, após receber o salário. Com isso, ele consegue, de certa forma, manter o patamar de compra que tinha anteriormente", explicou.
Além disso, o cenário de inflação, que trouxe elevação no preço de algumas categorias no começo do ano assustou o brasileiro, logo, a estocagem de alguns produtos e pacotes promocionais tem ganhado destaque no ponto de venda. "Eles compram mais no começo do mês com medo que o preço aumente no final. Igual acontecia na década de 1980", disse o economista da ACSP.
Mudança de hábito
O novo hábito do consumidor foi identificado por uma pesquisa realizada pela Nielsen. A consultoria apontou que uma das preocupações do consumidor brasileiro nos dias atuais é a manutenção do seu patamar econômico, conseguido há quatro anos. Para isso, ele tem reduzido o consumo fora do lar; diversificado os canais de compra; diminuído a ida às lojas e optando pela compra de marcas mais baratas.
"O perfil do consumidor não mudará, mas o momento econômico obrigará as pessoas avaliarem melhor a compra, no que diz respeito à quantidade e opções de oferta", disse a gerente de projetos para solução shopper da Nielsen, Sabrina Balhes.
De acordo com ela, as idas aos supermercados diminuíram cerca de 2% no segundo trimestre do ano, quando a renda média das famílias cresceu 2,6%, contra 6% da inflação, o que impactou na elevação do endividamento. "As empresas já perceberam que precisam trabalhar melhor a presença nos supermercados, o que tem influenciado para um crescimento dos atacarejos no País", completou.
Para o sócio sênior da Gouvêa de Souza - GS&MD -, Luís Goes, a alta na inflação tem levado as famílias a serem mais seletivas na hora da compra, já que as pessoas não querem deixar de consumir produtos que antes não faziam parte da cesta básica, como laticínios e iogurtes. "Esse cenário fez os consumidores migrarem para marcas inferiores e reduzirem as unidades de alguns itens", disse Luís Goes.
Balanço setorial
As vendas no setor supermercadista cresceram 2,53% em agosto, como apontou o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento da entidade, o resultado representa uma alta de 2,63% nas vendas, ante o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano a alta foi de 1,63%, ante 2013. Todos os dados divulgados pela entidade já estão deflacionados.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo