Notícias ABRAS
23/09/2014 12:23 - Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014, estima associação Para 2015, a Associação Brasileira de Supermercados estima que haja elevação de 2,5%
Pressionado pelo baixo crescimento da economia e pela alta da inflação, o setor supermercadista prevê para 2014 um crescimento de vendas de 1,9%, o pior ano desde 2006, quando o segmento registrou uma queda de 1,6% naquele ano. Para o próximo ano, contudo, o otimismo segue em baixa. Apesar de uma expectativa superior, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que o Índice Nacional de Vendas deve ter um aumento de 2,5%. A projeção é abaixo até mesmo da prevista inicialmente para este ano, de 3%.
O presidente da instituição, Fernando Yamada, reconhece o momento desfavorável, mas destaca a força do setor frente ao cenário de recessão técnica. “Apesar do ritmo mais fraco da economia, vamos crescer acima do Produto Interno Bruto (PIB). Acreditamos que o consumidor tende a melhorar o otimismo, procurando diversificar os canais de compras para manter o consumo”, avaliou. Para 2015, a Abras espera mais um ano de baixa elevação, de 1,3%, com uma taxa de desemprego a 5,8% e um reajuste do salário mínimo de 8,8%.
A elevação dos preços deve continuar a pressionar o setor no próximo ano, principalmente na área de alimentos. “Devemos ter mais um ano onde o clima deve impactar a safra de algumas culturas, além de questões de mercado. O país continuará exportando carne para o exterior, o que deve aumentar o custo da carne para o consumidor”, disse Yamada. Para o próximo ano, a Abras prevê uma inflação de 6,3%.
Cesta encarecida
No acumulado do primeiro semestre deste ano, o índice Abrasmercado, que mede a variação da cesta básica de 35 produtos, indicou um aumento de 4,72%, acima dos 3,75% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O setor atribuiu a alta ao calor excessivo no verão, à falta de chuvas nas regiões sul e sudeste, ao maior consumo de carnes durante a Copa do Mundo e às exportações de carne.
Veículo: Correio Braziliense

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade